IFRJ recebe comitiva da Universidade de Ciência e Tecnologia Hebei

Adriana, Mira e a comitiva de chineses posam, de pé, para a foto

Com o objetivo de explorar oportunidades de cooperação acadêmica e mobilidade estudantil, o IFRJ recebeu nesta quinta-feira (01/06) uma delegação da Universidade de Ciência e Tecnologia Hebei (Hebust). Localizada na cidade de Shijiazhuang, é uma das principais universidades multidisciplinares da província de Hebei, na China.

A comitiva chinesa – formada pelo presidente da Universidade, Sun Hexu; pelo diretor de Relações Internacionais, Xu Yongzan; e pelo chefe da Divisão do Aluno Estrangeiro, Sun Liang – foi recebida na sala de reuniões da Reitoria do IFRJ pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mira Wengert, representando o reitor Paulo Assis; e pela assessora de Relações Internacionais, Adriana Rigueira.

Adriana fez uma apresentação com dados sobre a Rede Federal e o IFRJ. Em seguida, os visitantes falaram um pouco sobre sua Universidade e as áreas nas quais têm interesse em promover o intercâmbio. São elas: Química, Meio Ambiente e Computação.

“Precisamos estudar a possibilidade de intercâmbio de alunos e professores. É necessário analisar, junto aos estudantes e docentes, o interesse em irem à China, além de outras questões administrativas”, ressaltou a assessora de Relações Internacionais. As línguas são outra grande dificuldade: “A Hebust ministra alguns cursos em inglês, mas ainda precisamos pensar em como superar a falta de familiaridade com o português por parte dos alunos chineses”, explicou Adriana.

A Universidade de Ciência e Tecnologia Hebei (Hebust)

A universidade conta, atualmente, com 684 professores e cerca de 20.000 alunos, graduandos e pós-graduandos, além de alunos estrangeiros. A Hebust oferece cursos nas áreas principais de Indústria Mecânica, Automação, Ciência de Materiais, Engenharia Química, Economia, Gestão, Engenharia Farmacêutica e Ciências Ambientais. A universidade também é responsável pelo Laboratório de Química de Polímeros para fins farmacêuticos e pelo Centro Experimental Público de Bio-manufatura e Bioindústria de Shijiazhuang.