IFRJ recebe doação de álcool apreendido pela Polícia Civil

Mais de 15 mil litros de álcool concentrado contribuirão para a produção de álcool 70%

Desde o início da pandemia da COVID-19, o IFRJ tem mobilizado servidores e estudantes para ajudar no combate ao novo coronavírus. E uma das frentes de batalha nessa “guerra” é a produção de álcool 70% para contribuir com a população, instituições públicas e unidades de saúde. Nesta terça-feira (05/05), o Instituto ganhou um reforço de insumos para a produção: uma doação, feita pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, de mais de 15 mil litros de álcool concentrado e demais insumos para a produção do álcool 70%.

“Essa é uma bela iniciativa que nos enche de orgulho e deixa claro o nosso papel social como instituição de educação. E a parceria com os órgãos públicos, como a Polícia Civil do Rio de Janeiro, vai fortalecer ainda mais a nossa atuação. A polícia cumpre um importante papel ao reprimir a produção ilegal de álcool e, com a doação, nos auxilia a garantir a distribuição gratuita para a população de um produto bem produzido e em condições de uso”, explicou o reitor do IFRJ, Rafael Almada.

O IFRJ está produzindo álcool 70% nos laboratórios dos campi: Arraial do Cabo, Niterói, São Gonçalo, Paracambi, Nilópolis, Realengo e Rio de Janeiro, que possuem estrutura e profissionais da Química para serem responsáveis pela produção e armazenamento.

A nova produção, que será possível através do recebimento dessa doação, vai contribuir para a distribuição para mais unidades de saúde, incluindo unidades da prefeitura e do estado do Rio de Janeiro, além da Policlínica da Polícia Civil. Ainda possibilitará o atendimento da demanda de associações de moradores, comunidades carentes da Região Metropolitana e instituições, como o Instituto Candonga. O álcool produzido pelo IFRJ já foi distribuído para diversas unidades:

Unidades de saúde: Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz, Hospital Central da Polícia Militar, Hospital da Lagoa, Prefeitura do Rio de Janeiro – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Centro de Saúde Escola Germano Sinval, Clínica da Família Victor Valla – Fiocruz, Unidade de Reinserção Social – Realengo, Clínica da Família Armando Palhares, Hospital da Polícia Militar de Niterói, Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Clementino Braga Filho, Instituto Nacional do Câncer –Unidades Vila Isabel e Praça da Cruz Vermelha, Unidades de Saúde de Arraial do Cabo, Hospital Geral de Arraial do Cabo, Hospital dos Servidores, UPA – Manguinhos; Hospital Nossa Senhora das Dores, PAM de Neves, Posto de Saúde do Barro Vermelho, UPA Sarapuí II, Unidade Básica de Saúde –Sarapuí, Hospital Municipal Nossa Senhora do Loretto – Ilha do Governador, Centro Municipal de Saúde Necker Pinto – Ilha do Governador e Centro de Referência Especializado em População de Rua (Centro POP – Duque de Caxias).

Comunidades e movimentos sociais: Comunidade de Padre Miguel, Favela da Lagartixa, Comunidade Jorge Turco, Comunidades da Ilha do Governador Dendê, Barbante, Colônia Z10, Duas Praias, Serra Morena, Rio Morto, Parque Royal, Projeto Ágape (Comunidades Para-Pedro e Colégio), Associação de Moradores e Pescadores da Prainha, Movimento Eu Sou Catador, Movimento 100% Parque Realengo Verde, Instituição Pretas Ruas, Unidade de Reinserção Social – Realengo, Associação de Moradores Dom Jaime Câmara, GRES Paraíso do Tuiuti, Unidade de Reinserção Social Paulo Freire – Campo Grande, Movimento Amor ao Próximo (Comunidade do Terreirão), Espaço de Desenvolvimento Infantil Milena Santos Nascimento (Comunidade doTerreirão), UPP do Complexo do Alemão, Favela da Rocinha, Educandário Social Lar de Frei Luiz – Taquara, Instituto Casa Viva – Sulacap, Abrigo Cristo Redentor e Abrigo Lar Samaritano.

Instituições públicas: Polícia Civil, Secretaria de Serviços Públicos de Arraial do Cabo, Secretaria de Ação Social, Delegacia de Polícia de Cabo Frio, 126ª DP, Delegacia da Capitania dos Portos, Degase–Criaad Niterói e Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro.

O IFRJ mobilizou, também, outras instituições de ensino e está trabalhando em conjunto com elas para receber doações e realizar a produção de álcool. São elas: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).