Logo IFRJ

IFRJ no Rio Innovation Week

O IFRJ está presente no Rio Innovation Week, considerado o maior e mais completo encontro de tecnologia e inovação da América Latina, que será realizado de 8 a 11 de novembro no Pier Mauá.

O RIW ocupa uma área de 50.000m2, com mais de 700 palestrantes, 27 conferências e 2 mil startups. O IFRJ está presente todos os dias no espaço SDP - Summit/Startups, no local SD06.

Confira a programação

O público presente ao evento vai conhecer as seguintes atrações do IFRJ:

 LISCOMP e o Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional Científicas Aplicadas - Será apresentado pelo projeto Laboratório Móvel do IFRJ, que possui uma série de instrumentos portáteis para realizar análises físico-químicas in situ e não destrutivas em obras de arte. Os resultados fornecidos pelos instrumentos permitem caracterizar a composição química dos pigmentos, aglutinantes e vernizes. Entre os instrumentos do laboratório móvel, destaca-se o equipamento de mapeamento elementar, que permite investigar pinturas subjacentes (sigla: labmovel).

Equipe Jaguar - Equipe de robótica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Fundada oficialmente em 2012, a Equipe Jaguar vem ganhando reconhecimento na área de robótica, incluindo competições e mini-cursos (sigla: Jaguar).

Silício Fluminense (SFInJe) - é a Incubadora de Jogos Digitais e Empreendimentos e Economia Criativa, que integra o ecossistema do Polo de Tecnologia da Informação de Eng. Paulo de Frontin, Rio de Janeiro, e que se propõe a fomentar a prática da economia
criativa e da riqueza empresarial, com produtos e serviços na área de tecnologia da informação e comunicação, com ênfase na economia digital e de jogos digitais. Teremos três startups desenvolvendo atividades no SFinJe (sigla: SFinJe).

Grupo multiprofissional em Saúde - Apresentação do Portfólio de produtos em tecnologia e saude, desenvolvidos pelo grupo multiprofissional de Inovação em Saúde do campus Realengo, com os produtos SIPREX e ODILIA, além de Jogo digital, aplicativo
integrador e 3D maker de tecnologia assistiva. O Siprex atua como produto de teleatendimento em reabilitação usando sistema Kinect para construção de um sistema inteligente (sigla: Saúde).

IFMaker – o IFRJ conta com dois laboratórios Maker o NITMaker, Campus Niteroi, e IFMaker Oficina Criativa do Sul Fluminense, que tem atuado no desenvolvimento de materiais didáticos, apoio nos protótipos tecnológicos desenvolvidos no âmbito dos trabalhos de conclusão de cursos nos diversos níveis, parcerias extensionistas com escolas e empresas da região, entre outras ações em Volta Redonda (sigla: IFMaker).

Startups

RFX - A RFX Produções traz uma proposta de Jogo Digital para entretenimento, um jogo que se propõe trazer com profundidade ao jogador o universo de God of War, com uma trilogia que amarra a mitologia grega com seu universo fantástico. A startup vai apresentar cartão digital, material divulgação jogo, personagem em impressão 3D e banner.

PlayWay - A PlayWay visa apresentar proposta de jogo de plataforma em 3D, onde haverá puzzles ao decorrer do caminho para que o personagem interaja com o ambiente e também com a história do jogo. Fazendo com que o jogador se sinta representado ao jogar um jogo que tenha um foco e cuidado especial com os personagens LGBTQIA+. A PlayWay vai apresentar proposta jogo, material divulgação com QRCode com contatos e links das redes sociais.

Caminhos da Cerveja Beer Tour Experience. Startup de baixo custo, nativa digital que oferece excursão de turismo de experiência, turismo cervejeiro, visitando as cervejarias nas regiões turísticas do Estado do Rio de Janeiro. O projeto vai apresentar projeto de rotas turísticas, QRCode com contatos, folder, e fará sorteio de passeios no stand Sebrae através do Instagram do projeto.

tabela com programação do IFRJ no evento

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS