IFRJ se classifica no Programa Células Empreendedoras

fundo lilás com as palavras "startups classificadas" em azul sobre uma pincelada de tinta roxa

Startup intitulada “Polimex” representará o IFRJ na penúltima etapa do programa

A equipe “Polimex”, representante do IFRJ no Programa Células Empreendedoras, se classificou para a penúltima etapa da maratona. Dentre as 30 equipes avaliadas de seis Institutos Federais, a startup ficou entre as dez classificadas para a próxima fase, que acontecerá na Conferência de Empreendedorismo e Inovação, nos dias 29 e 30 de novembro, em Recife.

Nesta etapa, a startup precisará se apresentar aos investidores. Serão selecionadas as três melhores equipes e os três melhores educadores mobilizadores do Programa. De acordo com a coordenadora-geral de Prospecção e Empreendedorismo (CGPEM), Simone Alves, a participação do Instituto é de suma importância como estratégia de fomento aos chamados ambientes promotores de inovação, previstos do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A classificação de uma startup formada por nossos alunos é uma conquista para todos aqueles que lutam por disseminar a cultura empreendedora no IFRJ. Além disso, é exemplo motivador para toda a comunidade interna”, disse.

Simone comentou, ainda, sobre as iniciativas empreendedoras que agregam aos estudantes: “Os alunos da equipe classificada, voluntariamente já estão engajados em outras iniciativas empreendedoras no campus Rio de Janeiro. Um deles é presidente da primeira empresa júnior do IFRJ, chamada Recombina, e o grupo formado com os três alunos do curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos apresentará uma oficina sobre o tema do projeto na Semana da Química nesse mês de outubro, além de já ter submetido o projeto a editais externos de apoio a startups”, falou.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI), Rodney Albuquerque, comentou sobre a conquista: “O Programa tem como um de seus objetivos empoderar os alunos e servidores dos Institutos Federais. Agradecemos aos mentores por toda doação e apoio na vida dos nossos jovens empreendedores. Vocês fizeram a mudança em cada um”, concluiu.

Na última etapa, denominada "Jornada Empreendedora" – que será realizada do dia 1º ao dia 9 de dezembro – dois estudantes de cada uma dessas três equipes e os três mentores premiados receberão como prêmios uma viagem de intercâmbio, com passagem, hospedagem e alimentação pagos, para conhecer o ecossistema de referência mundial “Porto Digital”, em Pernambuco.

O Programa Células Empreendedoras IF 2018 foi promovido pela Ministério da Educação (Setec/MEC) como um projeto piloto, com a participação de seis Institutos Federais. São eles: Instituto Federal de Goiás (IFG); Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO). O Células Empreendedoras tem como objetivo geral promover a criação e o desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora nas instituições de ensino participantes.

continuação da imagem acima, com os nomes das startups em branco