IFRJ tem projetos selecionados para Edital de Inovação da SETEC/MEC

O IFRJ foi uma das Instituições com projetos contemplados pelo Edital Setec/MEC nº. 84/2021 — Seleção de projetos para desenvolvimento dos ambientes de promotores de inovação na Rede Federal.

O Edital tem como objetivo apoiar o aprimoramento de projetos destinados aos ambientes promotores de inovação, dividindo-se em dois eixos: criação de ambientes promotores de inovação (Eixo I) e integração e consolidação de ambientes promotores de inovação, destinado a instituições que já possuem ambientes de inovação em operação (Eixo II).

Os dois projetos selecionados receberão, juntos, ao longo de 12 meses uma verba total de aproximadamente R$160.000,00 para a compra de equipamentos e repasse de bolsas.

No Eixo I, o projeto coordenado pelo professor Raphael Argento de Souza propõe a criação do Núcleo de Inovação em Realidades Digitais (NIRD), no Campus Mesquita, que tem por objetivo fomentar a criação de produtos e processos educacionais de maneira integrada às atividades do Espaço Ciência InterAtiva e de pesquisa do campus, por meio do apoio aos projetos de pós-gradução dos estudantes dos programas de Pós-Graduação em funcionamento na unidade: Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – Strictu Sencu), Especialização em Educação e Divulgação Científica (Lato Sensu) e Especialização em Neuroeducação (Lato Sensu).

No Eixo II, o projeto coordenado pelo professor Andrey Dione Ferreira é destinado à ampliação do IFMAKER:Oficina Interativa do Sul Fluminense, um espaço integrado ao ambiente de Co-WorkdoIFRJ- campus Volta Redonda.

IFMAKER

Andrey Ferreira explica que o IF Maker é um Ambiente de Inovação Multidisciplinar e que a construção do ambiente foi possível graças à aprovação no edital FAPERJ N° 11/2018 – PROGRAMA "Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro ”, cujo projeto foi coordenado pela professora Nilmara Almeida Guimarães, presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFRJ Campus Volta Redonda, e à aprovação no Edital n°35/2020 - SETEC/MEC, que possibilitou a aquisição de equipamentos para o espaço.

De acordo com o docente, o espaço tem por objetivo servir como ambiente multidisciplinar facilitador no desenvolvimento da produção e consolidação de produtos, serviços e inovações, permitindo o atendimento de pequenas demandas de determinados grupos sociais, o fortalecimento do ensino e das práticas pedagógicas e o desenvolvimento tecnológico regional.

Os recursos do edital 84-2021 serão fundamentais para a consolidação do consolidação do espaço tem por objetivos realizar o treinamento de discentes, capacitação de servidores no desenvolvimento da cultura do aprender-fazendo e fornecer de estrutura digital para o desenvolvimento dos diversos projetos em andamento e planejados para serem executados no laboratório, uma vez que possibilitará a inclusão de 10 bolsistas no projeto, compra de computadores e licença de softwares.

O laboratório conta com uma equipe gestora, que tem Andrey como coordenador do laboratório e equipe, incluindo os servidores e agora novos estudantes.

Componentes da equipe gestora:  André Felipe Figueira Coelho; Andrey Dione Ferreira; Helton Rodrigo de Souza Sereno; Juliana Ribas Monteiro; Leandro Candido Brasão; Maxwel Azevedo Ferreira; Monique Pacheco do Amaral; Nilmara Almeida Guimarães; Reinaldo Gomes Santana

NIRD

Raphael Argento disse que o Núcleo de Inovação em Realidade Digitais (NIRD) será um laboratório aberto de inovação e prototipagem com foco no uso de tecnologias digitais para geração de produtos educacionais. “Ele está em processo de implantação por diversas razões. Entre elas destacamos a necessidade cada vez mais crescente dos alunos das pós-graduações ofertadas pelo campus Mesquita em criar produtos educacionais e de divulgação científica adequados aos públicos a que se destinam”.

O professor explica, ainda, que o surgimento do NIRD procura sanar outra lacuna, presente, segundo ele, em grande parte das pós-graduações brasileiras), que é a falta de conhecimento por parte dos estudantes, dos métodos e técnicas que fazem com que os produtos acadêmicos criados nestes programas possam alcançar e satisfazer a população em geral. “Geralmente, os produtos educacionais terminam suas vidas em repositórios acadêmicos pouco acessados. Neste sentido, o núcleo vai atuar em todos os setores desta produção, tanto na produção física (com o uso de equipamentos de prototipagem rápida que o campus já possui hoje e produções tradicionais, como livros impressos), quanto na produção digital (vídeos, games, séries, livros digitais, infográficos, áudios, ambientes de realidade virtual e aumentada, dentre outros)”.

A expectativa é a de que o NIRD seja responsável pelo apoio à criação de projetos e produtos cada vez mais inovadores na área educacional. Para isto, diz Raphael, “Nós vamos contar com o apoio de bolsistas de graduação que serão capacitados para atender à necessidade dos pós-graduandos que procurarem o núcleo e com isso esperamos também pavimentar pontes entre a pesquisa de pós-graduação e as graduações do IFRJ”.

A equipe diretamente envolvida no projeto somos nós: professor Raphael Argento (coordenador de pesquisa e inovação - cmesq); professora Michele Waltz Comaru (coordenadora do ProfEPT); professora Luciana Castañeda (colaboradora); professora Simone Alves (Coordenação Geral de Prospecção, Parcerias e Empreendedorismo (CGPEM)), “Mas sabemos que toda a equipe do campus será participante no projeto, visto que cada um tem uma experiência que será relevante para compartilhar”, concluiu Raphael.