II Conferência Interuniversitária de Cultura acontece na próxima semana

A II Conferência Interuniversitária de Cultura – que acontecerá na próxima semana, entre 25 e 27/05 – reunirá representantes de dez instituições públicas de ensino superior e de pesquisa do estado do Rio de Janeiro e também contará com a participação de artistas, professores, alunos, pesquisadores e técnicos vinculados a essas instituições e da sociedade em geral. A programação será totalmente remota e transmitida por meio do YouTube e do Zoom.

O evento é organizado pelo Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ), um acordo de cooperação acadêmica e de intercâmbio técnico, científico e cultural, celebrado em 2014, por instituições públicas de ensino superior e de pesquisa do estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como objetivo a promoção do intercâmbio entre as instituições e articulações com órgãos governamentais e não governamentais, assim como o desenvolvimento de ações de divulgação artística e cultural, em estreito diálogo com a sociedade.

A conferência irá promover diferentes atividades: mesas temáticas, encontros setoriais, grupos de trabalho e apresentações artísticas. Os debates serão orientados pelos seguintes eixos temáticos:

• Eixo I: Diversidade, representatividade e interseccionalidades;
  • Eixo II: Formação, pesquisa, saberes e fazeres artísticos;
  • Eixo III: Gestão, espaços e equipamentos culturais;
  • Eixo IV: Arte, cultura e trabalho;
  • Eixo V: Cultura, cidades, direitos e movimentos sociais.

Para cada eixo, haverá uma mesa temática com debatedores de diferentes segmentos das comunidades acadêmicas, bem como representantes de movimentos sociais, e um grupo de trabalho, que formulará diretrizes para a política de atuação do FIC-RJ. Além disso, estão previstos quatro encontros setoriais: gestores de cultura; produtores culturais; artistas-pesquisadores e estudantes de cultura. Ao final de cada dia, haverá uma apresentação artística.

Clique para conferir a programação completa e se inscrever.

Saiba mais em ficrj.org.

Esquenta IFRJ – Participe do encontro, no dia 21/05, das 15h30 às 16h30, com professores, técnicos e estudantes do IFRJ para apresentação do projeto e orientação aos interessados em participar da II Conferência do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro. O objetivo do evento é discutir a construção de políticas culturais nas instituições de ensino superior.

O encontro acontecerá pelo Google Meet. O link da sala será enviado para os e-mails fornecidos através da ficha de inscrição, na véspera do evento. Inscreva-se através do formulário.