O IFRJ participou do II Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, organizado por servidores envolvidos com a EJA em toda a rede federal e promovido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Londrina. O evento, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), de 3 a 5 de dezembro, reuniu cerca de 400 pessoas, entre professores, técnico administrativos e estudantes de Institutos Federais de todas as regiões do país.

O Instituto participou com 9 servidores dos campi Duque de Caxias, Nilópolis, Rio de Janeiro e Reitoria, além de três estudantes da EJA do campus Duque de Caxias. Dos 58 relatos de experiências exitosas apresentados no encontro, o IFRJ foi responsável por 8, entre os quais 3 foram apresentados pelas alunas do curso Manutenção e Suporte em Informática Fabricia Nicomedes de Souza e Kathelyn Silva Marques, 5º período, e Jessica Passos Barreira, 3º Período.

Na ocasião, estudantes falaram sobre as transformações ocorridas a partir de seu ingresso na modalidade. Foram destacadas, por exemplo, as soluções inovadoras, como o uso de aplicativos para telefones celulares na aprendizagem de matemática, desenvolvido no IFRJ Duque de Caxias. A constituição do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Instituto – FEJA-IFRJ, espaço permanente de articulação, mobilização e fortalecimento da modalidade no IFRJ também chamou atenção em uma das salas de experiências exitosas.

Um dos objetivos centrais do evento, expresso no documento consolidado na plenária de encerramento, foi a consolidação de apontamentos que subsidiarão a construção de uma política nacional para educação de Jovens e Adultos da Educação Profissional e Tecnológica da rede federal. Foi deliberado que o III Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) será no segundo semestre de 2020, em Alagoas.