Logo IFRJ

II Semana de Combate à Violência contra a Mulher

O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do Campus Pinheiral iniciou, no dia 07 de março, as atividades da II Semana de Combate à Violência contra a Mulher, realizada em atendimento à Lei 14.164/2021, que incluiu na educação básica a promoção de atividades para redução de taxas de violências contra a mulher.

Assédio, abuso, violência psicológica, simbólica e física, também foram pautas do debate que discutiu em uma aula interdisciplinar sobre o tema mulheres na ciência. No momento, ainda se apresentou a necessidade urgente da conscientização masculina sobre o seu papel nesse cenário e também foi destacada a importância de meninas e mulheres reconhecerem que não estão sós e que a culpa nunca é da vítima.

A página no Instagram do NUGEDS @nugeds.pinheiral tem mais informações sobre o trabalho do Núcleo.

A discussão também acolheu os relatos dos estudantes que apresentaram seus medos e situações cotidianas de violências contra mulher no transporte público ou até mesmo em família, julgadas por suas roupas.

A programação do evento seguirá no dia 25 de março (Sábado), das 8h às 9h30, uma aula interdisciplinar sobre o tema violência contra a mulher será direcionada às turmas do 1º ano do Ensino Médio-Técnico e das 10h às 11h30, com as turmas de 2º e 3º ano, a atividade será o seguinte: "Direitos das mulheres em jogo: Kahoot" e diálogo sobre o tema.

Estão envolvidas na programação, as professoras Amanda Veloso, Carla Hirt, Larissa Zanetti Antas, Marcela Erthal e Leyza Buarque Lucas.

Texto: Greici Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS