II Semana do Químico apresenta as atividades realizadas pelo campus frente a pandemia

O campus Duque de Caxias realizou a II Semana do Químico, de maneira virtual, no dia 18/06, data em que se comemora o dia do Químico no Brasil – recordando a regulamentação da profissão e a criação do Conselho Federal de Química em 1956.

O evento aconteceu através do YouTube: os inscritos receberam link de acesso para participar da live, que foi mediada pela professora do campus Érica Azevedo, que conversou com os convidados Thiago Aversa, também professor do campus; Teresa Cristina Rocha, professora e coordenadora do curso Técnico de Plásticos do IFRJ; e o técnico em Química formado pelo campus, Gustavo Martins, que é servidor da Universidade Federal Fluminense.

Na abertura, a professora Érica falou sobre os tipos de profissionais da Química: licenciados, bacharéis, técnicos, engenheiros e químicos industriais, recordando as atribuições referentes a cada grupo. A docente também recordou químicos brasileiros de destaque, como Horácio Macedo e Isaías Raw, e a história do dia do Químico.

O professor Thiago Aversa, que é um dos responsáveis pela produção de álcool líquido em 70% e álcool em gel no campus, contou sua trajetória acadêmica e falou sobre o surgimento do seu interesse pela Química. Perguntado sobre a importância do profissional químico, o docente disse que estes têm o papel fundamental de conscientizar sobre o uso do álcool, da água e sabão nesse tempo de pandemia e combate à propagação da Covid-19.

A professora Teresa Cristina Jesus Rocha – que além de coordenar o curso Técnico em Plásticos do campus, está a frente do projeto “Meninas na Ciência”, vinculado ao CNPq – comentou a produção das máscaras de proteção face Shields, feitas através de uma impressora 3D adquirida com recursos do referido projeto. Até o momento do evento, haviam sido produzidas 522 testeiras.

Gustavo Martins, técnico em Química formado pelo Campus Duque de Caxias, falou da importância da formação adquirida na instituição. Hoje servidor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Martins disse que ter sido aluno do IFRJ “oi um diferencial no decorrer de sua graduação em Farmácia.

Após as explanações, os convidados interagiram com os participantes do evento, através do chat, respondendo às perguntas sobre os projetos que estão sendo realizados pelos docentes, técnicos e ex-alunos durante o período de pandemia.

Suelen Stutz, licenciada em Química pelo Campus Duque de Caxias, ficou sabendo do evento através de dois docentes que foram seus professores durante a graduação. “Gostei do evento ter sido realizado em meio ao isolamento, nesse ‘novo normal’ virtual. Principalmente de haver perguntas sobre o nosso papel em meio a tudo isso, como químicos”, explicou.

Outra ex-aluna do campus, Luana Macedo, que cursou o Técnico em Petróleo e Gás, destacou os pontos que considerou mais importantes no evento. “Os professores convidados foram sensacionais. E também os temas, que são muito interessantes”, enfatizou.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira