Logo IFRJ

III Semana escolar de combate à violência contra a mulher

Em uma atividade de formação dos servidores docentes e técnico-administrativos, o Campus Pinheiral promoveu um evento, com a parceria do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual NUGEDS e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI, para atender à Lei 14.164/21, que cria a semana escolar de combate à violência contra a mulher, realizada no mês de março em todas as escolas públicas e privadas de educação básica. 

O evento contou com a participação de alunos da pós-graduação em Educação em Direitos Humanos e de docentes parceiros. A atividade foi realizada nos dias 04 e 08 de março e teve debates de temas como: a Lei Maria da Penha; os mecanismos de assistência e de denúncias existentes contra violência doméstica; a integração da comunidade na pauta da violência contra a mulher e a capacitação de educadores na colaboração e prevenção ao combate à violência contra a mulher. 

Temas como relacionamentos abusivos, discussões sobre masculinidades, gordofobia, pressão estética, diferentes tipos de violência contra mulher e defesa pessoal também fizeram parte da programação do evento. 

A atividade contou, ainda, com a participação da advogada Marilha Boldt, especialista em violência doméstica e direito da família, que dialogou com o público sobre os aspectos legais para a proteção das mulheres.

Segundo a palestrante, as universidades e os institutos federais são provedores de mudanças significativas, através da educação. “Amei estar no IFRJ, ver o auditório lotado de pessoas sedentas por aprender sobre violência doméstica. Isso me instiga a prosseguir na luta diária. Assim, formamos multiplicadores de conhecimento”, disse. 

Colaboração: Greici Oliveira. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS