Logo IFRJ

III Semana do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 05 de junho. Para destacar a data, os alunos campus Rio de Janeiro realizaram a “III Semana do Meio Ambiente”. Com início no dia exato da comemoração, o evento contou com diversas atividades. Na abertura, foi possível viver uma experiência audiovisual: após a explicação do tema, o público pôde conferir a exposição de fotos “Urbano Ambiental” e participar de jogos e dinâmicas.

Segundo a aluna Andressa Dutra, do 5° período Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão Ambiental, uma das organizadoras do evento, “Urbano Ambiental” é um projeto que surgiu a partir da matéria de Geografia Econômica e Urbano, onde o cenário do Rio de Janeiro é avaliado para saber onde o meio ambiente está inserido. “Quando a gente inicia uma matéria de urbano ambiental, a primeira pergunta a se fazer é: o que é o meio ambiente? E as pessoas não entendem que o meio ambiente é tudo que nos cerca, tanto um prédio quanto uma árvore. O “Urbano Ambiental” vem com essa ideia de resgatar todo esse contexto e fazer com que as pessoas reflitam sobre o que é o meio ambiente de fato e onde elas se encaixam nessa cadeia”, disse.

Em seguida, discentes, professores e técnico-administrativos receberam a professora Rosana Gonzaga ministrando a palestra “Produção Agroecológica: alternativas ao uso”. Rosana apresentou um novo olhar sobre a agricultura, o necessário para o plantio orgânico e um pouco da rotina de microempreendedores rurais cuja renda familiar vem totalmente do cultivo.

Após a primeira palestra, alguns estudantes subiram no palco e iniciaram o QUIZ AMBIENTAL, no qual perguntas com alternativas foram feitas e quem escolheu corretamente recebeu um prêmio simbólico.

Ainda no primeiro dia, o evento contou com a “Roda de Conversa: Alunos egressos do MAM e GAM” e foi encerrado com uma apresentação musical: “O som do lixo”.

Segundo dia – No dia 06 de junho as atividades do evento começaram mais cedo. A primeira palestra aconteceu às 11 horas, com o tema “Variabilidades e mudanças climáticas: Definições e influências na sociedade e na atividade agrícola”, que foi ministrada por Luiz Felipe Rodrigues, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Mais tarde, o segundo dia da III Semana do Meio Ambiente apresentou a “Roda de Conversa: Projeto De olho no Lixo – Rocinha”, com os convidados Ricardo Conceição e Nelson José da Silva, que são agentes da cooperativa que atua na favela da Rocinha promovendo a coleta e a separação do lixo reciclável.

Segundo Rodrigo, o trabalho não deixa de ser uma parceria com a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), uma vez que eles exercem parte do papel, mas ainda falta um longo caminho a ser percorrido. O projeto “De Olho no Lixo – Rocinha” é do governo do Estado e quase todos os trabalhadores são moradores da própria comunidade. Atualmente o projeto possui 18 cooperativados.

Ainda na quarta-feira, dia 06, várias oficinas foram oferecidas como “Ecomoda”, “Compostagem”, além da “Horta Vertical”, com os professores Everardo Gouvea e Carla Santi, no Observatório de Práticas Ambientais (OPA) do campus. Também foi oferecido um minicurso: “Sustentabilidade no mundo da moda”, com Welton Zonatti. O encerramento foi às 18h30 com a palestra: “Licenciamento Ambiental no Setor Público – Desafios e Caminhos”, ministrada por Vinícius Oliveira, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O último dia da “III Semana do Meio Ambiente” contou com palestras como “Mudanças Climáticas – Mito ou Verdade?”, ministrada pelo professor Pedro de Souza (Globo Rio), além de “O que é lixo?”, ministrada por Bruno Lamy (Comlurb) e foi encerrado com “Reuso e Reciclagem”, palestra ministrada pelo professor Márcio Coutinho (FAETEC-IFRJ).

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS