A importância da integração entre educação e psicologia

O Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto. Por isso, entrevistamos a psicóloga do Campus Niterói, Lívia Di Renna Vianna Brum, com o objetivo de mostrar qual é a importância da integração educação - psicologia; o que o setor de psicologia pode fazer, frente à pandemia, para auxiliar os alunos; e quais questões se ampliaram no campo da educação (estudantes e servidores) durante a pandemia.

Comunicação: Qual é a importância da integração entre educação e psicologia?

Lívia Di Renna: A psicologia pode atuar em diferentes áreas, sendo a educação uma delas. Em cada campo, o objetivo do trabalho é diferente, embora possam ter intercessões, que envolvem a ampliação da qualidade de vida.

Na educação, a psicologia aponta a importância de não se reduzir o(a) discente a uma nota, pois o desempenho do(a) estudante é influenciado por uma gama de fatores, que incluem questões psíquicas, sociais, institucionais, dentre outras. Ao identificar os aspectos que contribuem e os que prejudicam a formação da pessoa, pode-se construir, conjuntamente com os envolvidos, intervenções. Por isso, a psicologia pode contribuir com a maior compreensão do processo de ensino/aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento do(a) aluno(a), a qualidade das relações interpessoais e a reestruturação de práticas institucionais.

É importante priorizar o sujeito, mas o seu ambiente também, já que o que afeta um interfere no outro. A psicologia auxilia na desconstrução de “rótulos” e estereótipos, que por vezes culpabilizam unicamente o(a) estudante pelo que desvia do padrão previamente estabelecido. Pode ser necessário, algumas vezes, rever o próprio padrão, com vistas a promover a inclusão e valorizar a diversidade.

C: O que a psicologia pode fazer, frente à pandemia, para auxiliar os alunos?

L: É importante que o(a) psicólogo(a) possa acolher, escutar, considerar a singularidade, mas também o contexto de vida. O acolhimento pode incluir uma única pessoa ou mesmo um grupo. Pode referir-se ao servidor, ao aluno e, em alguns casos, ao familiar, buscando inclusive a mediação de conflitos. Para além de dar respostas prontas, o(a) psicólogo(a) pode contribuir com reflexões que auxiliem com que a própria pessoa (ou grupo) construa caminhos de acordo com suas possibilidades.

Em alguns casos, identificando-se a necessidade, o(a) psicólogo(a) pode encaminhar a pessoa para acompanhamento em um ou mais serviços da rede intersetorial. Isso porque o campo da educação está conectado com as outras áreas, tais como saúde, saúde mental, assistência social, dentre outras. Logo, ao considerarmos a pessoa de forma integral, verificaremos que o que ocorre nas várias esferas da vida do(a) estudante tem impacto direto no campo educacional. Inclusive, em certas situações, o(a) psicólogo(a) pode se reunir com a equipe multiprofissional desses outros serviços (ou com o(a) profissional que acompanha a pessoa, quando for o caso), para o cuidado corresponsável.

Dentre os exemplos de inserção da psicologia, destaca-se o trabalho em equipe multiprofissional, de caráter interdisciplinar no IFRJ. No Campus Niterói, a Coordenação Técnico Pedagógica (CoTP) criou o Projeto de Extensão “Reflexões em Tempos de Pandemia: Qualidade de vida, Saúde e Políticas Públicas”. Em parceria com colaboradores internos e externos, foram organizadas lives e publicados informativos e pílulas, de cunho reflexivo, no site institucional e nas redes sociais do campus.

C: Durante a pandemia, quais questões se ampliaram no campo da educação (estudantes e servidores)?

L: A Pandemia de Covid-19 afetou as pessoas de diferentes maneiras, o que depende do gênero, da raça, da classe social, das necessidades específicas, dentre outros fatores. Embora todo(as) tenham sido muito afetados(as), existem grupos em maior situação de vulnerabilidade social.

Durante a pandemia, questões de saúde mental iniciaram ou, quando já existentes, se acirraram. Dentre as várias, destacam-se quadros de ansiedade e depressão.

Muitas vezes, a própria pessoa consegue construir alternativas no seu cotidiano para conviver com as adversidades que são inerentes a esse momento conturbado da pandemia. É fundamental buscar o autoconhecimento e identificar quando os recursos subjetivos, bem como da rede de suporte social tornam-se insuficientes. É sinal de força procurar ajuda e, durante a pandemia, existem serviços que oferecem acompanhamento em saúde mental de forma on-line e gratuita. Um dos informativos do projeto extensionista listou alguns desses serviços, mas também existem outros. Clique aqui para conhecê-los.

C: O que te motiva a ser psicóloga?

L: Identificar o potencial de transformação de pessoas, ambientes, contextos e situações é muito motivador. Verificar que o sofrimento pode ser canalizado e direcionado para (re)construir caminhos, também motiva. Um obstáculo pode se transformar em oportunidade. De alguma forma, posso contribuir com a ampliação do bem-estar e da qualidade de vida de pessoas e coletividades. E isso é muito gratificante!

Colaboração: Kaylane Vasconcelos