Inauguração da primeira etapa das obras do campus Niterói

fachada do campus Niterói

Autoridades presentes destacaram a importância de uma educação pública de qualidade

Como parte da mais recente fase de expansão do IFRJ, a primeira etapa das obras do campus Niterói foi entregue. A solenidade reuniu o reitor Paulo Assis, pró-reitores, diretores de campi, autoridades do Estado, do município de Niteroi, representantes da comunidade local e servidores do Instituto. O evento aconteceu no dia 3 de maio na sede do novo campus – Estrada Washington Luiz, 1596, bairro do Sapê, Pendotiba, Niterói.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor do IFRJ, Paulo Assis; pelo diretor de Implantação do campus, Eudes Pereira; pelo representante do governo do Estado do Rio de Janeiro, Mario Rocha; pelo deputado estadual Waldeck Carneiro; pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; pelo presidente da Câmara Municipal de Niterói, Paulo Roberto de Mattos; pelo presidente da Federação das Associações de Moradores do Município de Niterói (FAMNIT), Manuel Amâncio; pela vice-presidente da Associação de Moradores do Sapê, Cristiane Souza e pelo representante dos alunos da unidade, Adriano Pereira.

Paulo Assis lembrou de todo o trabalho realizado até hoje, das dificuldades enfrentadas desde que assumiu o cargo de reitor, como os cortes de verba, mas também falou do empenho de sua gestão em seguir em frente para cumprir a missão do IFRJ, de levar educação pública, gratuita e de qualidade para regiões carentes do Estado. O reitor fez questão de agradecer todo o apoio recebido do prefeito de Niterói, do deputado Waldeck Carneiro, da assembléia legislativa de Niterói, das associações de moradores e dos servidores do IFRJ. Para ele, esta realização é a exata tradução de uma construção coletiva. “Cada apoio foi essencial nessa jornada. É através do trabalho da associação de moradores que conseguimos atuar ativamente. Essa não é somente uma instituição de ensino, é também uma instituição de cultura, uma instituição de integração social, e isso é fundamental”, disse. Para ele, o IFRJ tem muito a oferecer e muito a ganhar de Niterói e da comunidade do Sapê. “Ouso dizer que esta é a melhor edificação que o IFRJ possui. Esse projeto maravilhoso é o retrato do que o Instituto vai ser daqui para a frente”, reiterou.

Pronunciamento do Reitor Paulo Assis

Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o resultado das obras também se deu através da união e do esforço coletivo, se baseando ainda no diálogo constante com as lideranças comunitárias. “Nenhuma crise é maior do que a força das convicções, do que a união da sociedade civil e das instituições que trabalham conjuntamente para tornar realidade esse projeto que vai se transformando pela educação”, falou. Além disso, Rodrigo ratificou a importância do novo campus para o município e o bairro do Sapê. “É uma grande benção o IFRJ chegar na cidade, pois irá transformar a vida de milhares de crianças e adolescentes”, afirmou.

O diretor do campus Niteroi, Eudes Pereira, comentou sobre a importância de oferecer à população um ensino de qualidade e de referência. “Nós sempre utilizamos uma palavra chamada oportunidade, que é exatamente o que estamos fazendo aqui em Niterói. Nós não estamos aqui para mudar absolutamente nada, a modificação vem da capacidade de as pessoas entenderem a importância de uma instituição de ensino”, disse.

O deputado estadual Waldeck Carneiro falou sobre a emoção de ter ajudado a plantar a semente de um projeto e vê-lo florescer no bairro do Sapê. “O que precisamos em nossas comunidades são intervenções de políticas sociais, com perspectivas para nossa juventude com educação, cultura, formação profissional, geração de trabalho e renda. E nisso o IFRJ tem um papel muito importante”, assegurou. Waldeck reiterou, ainda, a força do movimento estudantil e dos movimentos comunitários.

Representando os alunos da nova unidade, Adriano Pereira agradeceu o convite e disse ser uma honra participar de um dia histórico. “Gostaria de parabenizar, em nome de todos os alunos, todos os servidores do IFRJ que estão fazendo história. Por fim, gostaria de lembrar da importância da luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Por uma educação que gere oportunidades iguais para todos. É pelo que sempre devemos lutar e acreditar”, concluiu.

Autoridades e servidores presentes

Uma visita ás novas instalações

Com perspectivas de atender até 1.500 alunos, o campus Niterói tem previsão de começar suas atividades no segundo semestre de 2018. Nessa primeira etapa, foram entregues 56,9% do total da obra, que incluem o módulo educacional composto por dois pavimentos, com 20 salas de aulas, salas administrativas, laboratórios, hall da entrada, biblioteca e auditório. A segunda etapa, que contará com laboratórios especiais, refeitório, quadra e área de convivência, tem previsão para ser entregue em julho.

Com 28 docentes e 16 técnicos-administrativos, o campus oferece cursos ligados aos eixos tecnológicos de Gestão de Negócios; Informação e Comunicação, e Ambiente e Saúde. Dentro desses eixos, já são ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC); cursos de Extensão; cursos Técnicos Concomitantes/Subsequentes e cursos de Educação à Distância (EAD).

Descerramento da placa