Informação e apoio contra o suicídio

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio, o Campus Arraial do Cabo, promoveu o “Stand Up Saúde/ Mente e Corpo. Realizado no dia 18 de setembro, o evento contou com a presença de uma equipe liderada pela palestrante e professora em Ensino de Saúde no Instituto Federal Fluminense (IFF), Eliane Rodrigues.

O diretor-geral do campus, professor David Barreto, contou que a campanha do “Setembro Amarelo” - campanha internacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio -, envolveu servidores e alunos e tem sido muito bem-sucedida. “A abordagem do tema é extremamente necessária para o bem-estar da comunidade acadêmica, familiares e amigos próximos”, frisou.

O trabalho teve como base situações vividas pela própria Eliane Rodrigues. “O mais importante é a quebra de tabus, crenças e preconceitos. Ao invés disso, precisamos trabalhar informações e formar uma rede de apoio para a promoção da saúde, prevenção ao uso de drogas e suicídio”, disse a professora.

Eliane afirmou, também, que levar a sensibilidade desses temas e o fortalecimento de vínculos com alunos e suas famílias à instituição de ensino, precisa ser continuamente trabalhada.

Na parte da manhã, os trabalhos tiveram como foco a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, abordando os efeitos nocivos à saúde e aos relacionamentos. Essa etapa contou com uma dramatização, no intuito de sensibilizar os presentes sobre o tema.

Durante a tarde, Eliane ministrou a palestra “Quando viver dói!”, que tratou das situações do cotidiano que podem levar as pessoas a um quadro depressivo. A professora abordou formas de prevenção, além de alertar sobre a extrema necessidade de se buscar ajuda, visando a superação para uma vida melhor.

Os presentes compartilharam experiências pessoais de superação, como forma de incentivar e motivar aqueles que possam estar passando pelo mesmo problema.

O evento foi uma iniciativa da Direção-Geral do campus, com apoio do Serviço de Saúde (SerSa); da Coordenação Técnico-Pedagógica (CoTP); e da Coordenação de Extensão (CoEx). Mais ações educacionais relacionadas ao “Setembro Amarelo”, estão previstas para acontecerem na unidade.