Instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro pedem adiamento do Enem

Dirigentes das instituições públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro divulgaram nota nesta sexta-feira, 08/05, em que se mostram contrários à manutenção do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e solicitam ao Ministério da Educação que postergue as datas de inscrição e a realização das provas, para que nenhum estudante tenha seu ingresso na educação superior prejudicado pela crise da Covid-19.

"Os estudantes brasileiros em vulnerabilidade social lutam pela defesa de suas vidas, pelos cuidados com a saúde, o cuidado de seus familiares e seguindo as orientações de isolamento social reiteradas pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais. Milhões destes estudantes não têm acesso à tecnologia ou à internet o que impede ações pedagógicas similares ao cotidiano escolar com aulas presenciais. Vários países como a China, EUA, França e Inglaterra adiaram seus exames nacionais para acesso ao ensino superior por acreditarem ser a decisão mais legítima e democrática a ser tomada neste momento pandêmico. Neste diapasão, repudiamos qualquer tentativa de difundir uma sensação de normalidade falseada como a manutenção do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM 2020 o qual, caso mantido, ampliará as desigualdades de acesso ao ensino superior", enfatiza a nota.

Confira aqui o documento na íntegra.