Instituto retoma colações de grau presenciais

O IFRJ está retomando as colações de grau presenciais. Nesta quarta-feira, 27/04/2022, foi realizada a Solenidade de Colação de Grau Especial dos alunos Thyago Lopes Marques da Silva, do curso Bacharelado em Química; Camila Fontes de Souza, Thammy Christine Ribeiro de Lemos Mello, Ana Christina Dias da Silva, todas do curso Bacharelado em Terapia Ocupacional; e Jéssica Fagundes Monteiro, do curso Bacharelado em Farmácia.

Os formandos receberam a outorga de grau pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Educação, Clenilson da Silva Souza Júnior, em nome do reitor, Rafael Almada. Clenilson destacou que a realização presencial da solenidade é um marco neste momento. “Nunca imaginamos que fossemos parar as atividades presenciais por tanto tempo assim. E dois anos depois, retornar para a cerimônia de colação presencial é muito importante para mostrar o pleno funcionamento das instituições para a sociedade. Como servidores públicos, devemos prestar esse retorno à sociedade e também aos nossos alunos”, destacou o diretor, que reforçou também que os profissionais que se formam hoje, em áreas da saúde e tecnológicas, estarão no mercado de trabalho somando na força de combate à pandemia.

Clenilson ressaltou a importância e o empenho da equipe de Certificações e da Diretoria Adjunta de Gestão, Registro e Acompanhamento Acadêmico (DGA), que trabalhou muito, presencialmente, mesmo durante os períodos mais difíceis da pandemia. “Eles estiveram aqui, presencialmente, para dar continuidade nas análises curriculares e nos processos de emissão de certificados. Graças a eles, estamos com menor prazo de emissão após a formação desde 2018. Ainda não é possível entregar os diplomas no mesmo dia da colação, mas estamos trabalhando para isso. E sem o empenho da equipe, isso não seria possível”, elogiou.