Instrução de Serviço nº 08/2020 da Proen: Extraordinário Aproveitamento de Estudos (EXAPE)

A Pró-reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen) tornou pública a Instrução de Serviço nº 08/2020, que Institui orientações e procedimentos para a realização do Extraordinário Aproveitamento de Estudos (EXAPE) para os estudantes dos cursos de graduação no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), considerando a excepcionalidade pela questão da pandemia da COVID-19 e a suspensão dos calendários acadêmicos.

O EXAPE é o instrumento previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pelo qual o estudante comprova – por meio de instrumentos específicos, aplicados por banca(s) examinadora(s) – que possui conhecimentos, habilidades e competências específicos da área de conhecimento do componente curricular do seu Curso de Graduação e tem por objetivo tão somente abreviar, no contexto da excepcionalidade, a duração do curso, sem prejuízo da formação dos estudantes, não devendo ser incentivado como substituição ao estudo efetivo dos componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

O documento na íntegra está disponível em https://portal.ifrj.edu.br/proen/instrucoes-servico-proen . Dúvidas podem ser encaminhadas para proenresponde@ifrj.edu.br .