Logo IFRJ

IV Dia da Visibilidade LGBT+ do Campus Nilópolis

O IV Dia da Visibilidade LGBT+ do IFRJ-Nilópolis será transmitido no próximo dia 1º de outubro, entre 10h e 21h, no canal do NUGEDS-Nilópolis no YouTube. Apoiado pela Coordenação de Extensão (COEX) e organizado pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEDS) do campus, o evento, inicialmente previsto para acontecer no dia 30 de abril, teve sua produção interrompida em função da suspensão das atividades presenciais adotada como parte do protocolo da instituição para evitar a disseminação do novo coronavírus. 

Com participação do deputado distrital (DF) Fábio Félix, da cantora e compositora Zélia Duncan, do ator, diretor e escritor Rodrigo França e apresentações musicais de Taís Feijão e Dayo, o IV Dia da Visibilidade LGBT+ do IFRJ-Nilópolis contará com exibição de filmes brasileiros de curta metragem ligados ao tema, apresentações de poesia falada (slam), rodas de conversa e palestras sobre arte, políticas públicas e educação com a perspectiva da promoção dos direitos humanos e da equidade.

De acordo com a coordenadora do evento, a professora Roberta Cassiano, essa iniciativa é fundamental, pois na maioria das vezes as escolas e universidades reproduzem uma lógica violenta e discriminatória em relação a pessoas LGBT+ que acaba cerceando seu direito constitucional à educação. “O enquadramento da lgbtfobia como crime de racismo reconhecido pelo STF mediante a omissão legislativa deve vir acompanhado de iniciativas pedagógicas e cidadãs que procurem promover o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos direitos humanos. E as instituições de ensino não podem deixar de assumir a sua responsabilidade nesse processo”, afirmou a professora. 

A mesma ideia é reforçada pela aluna do curso de Licenciatura em Física da instituição, Sher Machado, que relata a sua própria experiência como uma mulher trans negra ao afirmar que o que deveria ser um local seguro, ainda é visto com medo por pessoas LGBT+, principalmente por pessoas trans, que têm violados os seus direitos mais básicos como o respeito ao nome social e a utilização do banheiro de acordo com seu gênero. 

“Eventos como o dia da Visibilidade LGBT+ do IFRJ-Nilópolis ajudam no combate a essas violências à população LGBT, além de apresentar a toda comunidade acadêmica a pluralidade de corpos que se encontram naquele âmbito e para além dos muros da escola. É um espaço onde pessoas LGBT+ podem se enxergar no outro, nos palestrantes, se sentirem acolhidas pelas falas e, desta forma, perceberem que não estão sozinhas no mundo e que há vozes que falam por elas e as representam; e, principalmente, que estas pessoas podem estar onde elas quiserem e serem o que elas são”, concluiu a estudante. 

Programação do IV Dia da Visibilidade LGBT+ do IFRJ-Nilópolis

Transmitida pelo canal “NUGEDS-Nilópolis” no YouTube

10h20

Abertura 

 

10h30 - 11h30 - Apresentação musical

Dayo 

 

12h30 - 14h30 

Mostra de cinema brasileiro LGBT+ 

Filmes de curta metragem selecionados por uma comissão formada por estudantes do IFRJ-Nilópolis. Exibição em parceria com com LGBTFLIX (#VoteLGBT). 

Bicha Preta (Thiago Rocha, 2017) 

Para Costurar Folhas Secas (Day Rodrigues, 2018) 

Transbaixada (Renan Collier, 2018) 

As luzes apagadas e o resto do mundo (Luiza Reis, 2018) 

Documentário LGBT - Homofobia e transfobia na escola (Bruno Nomura, 2018) 

Terra Sem Pecado (Marcelo Costa, 2020) 

Preciso dizer que te amo (Ariel Nobre, 2020) 

 

14h30 - 15h30 

Debate: LGBT+ ocupando o audiovisual 

Mediação: Sher Machado (Estudante do curso de licenciatura em física e bolsista PIBIEX do evento) 

Igor Pinheiro – LGBTFLIX (#VoteLGBT), jornalista, co-criador, editor e host do @afropausa 

Tatiana Fernandes e Yasmin Campbell - Canal "Tá entendida?" 

 

16h - 17h30 

Webinário: Avanços e desafios na luta por direitos LGBT+ 

Mediação: Vinicius Rodrigues da Silva (Estudante/EMT -Controle Ambiental) 

Andressa Duarte - Cientista Social e Mestranda em Ciências Sociais pela UFSM. Uma das organizadoras do livro “Tem Saída? perspectivas LGBTI+ para o Brasil”, 2020.

Fábio Félix - Deputado Distrital (DF)

Leonardo Peçanha - Educador físico, professor e pesquisador

Maria Eduarda Aguiar - Advogada e coordenadora do Transvida

 

18h - 19h30 

Roda de conversa: Arte e resistência LGBT+ 

Mediação: Prof.ª Ms. Roberta Cassiano (Coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do IFRJ-Nilópolis)

Rodrigo França - Ator, diretor, escritor e professor

Tom Grito - Poeta (Slam das Minas e Poetas Trans) 

Yacunã Tuxá - Artista visual indígena Tuxá   

Zélia Duncan - Cantora e compositora

 

20h- 21h - Apresentação musical

Taís Feijão

 

Outras informações em instagram.com/nugeds.cnil .

 

Colaboração: Nugeds Nilópolis

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS