IV Semana de Ensino e Pesquisa

O Campus Volta Redonda realiza, entre os dias 21 e 23 de outubro, a IV Semana de Ensino e Pesquisa (SEMEPE), tendo como tema este ano “Educação e Desenvolvimento Sustentável”. Durante a programação são realizadas palestras, visitas técnicas aos laboratórios do campus e outras atividades.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) apresentou aos alunos e visitantes de outras escolas assuntos ligados ao meio ambiente do município, apresentando os projetos ligados às áreas verdes da cidade.

A diretora da unidade de conservação, Ana Carolina Pereira Monteiro, disse estar surpresa e honrada em participar da programação da SEMEPE: “ É uma honra estar aqui, eu me sinto na obrigação de passar o que eu sei, o que eu amo e o que eu sei que é importante para outras pessoas, porque não é todo mundo que tem acesso a esse tipo de informação”.

A palestrante apontou que as pessoas se sentem limitadas ao procurar saber um pouco mais sobre o que acontece nessas áreas. “É uma área de interesse geral. Para mim, é um prazer realizar esta palestra, principalmente por serem jovens, eles se mostraram interessados, prestaram atenção. Procurei fazer o uso de uma linguagem mais informal para que eles conseguissem absorver o máximo”, comentou.

Drante a programação do turno da manhã, ocorreu também a visita técnica do colégio estadual Piauí aos laboratórios do campus. A professora de ciências e biologia, Daniele Barbosa, disse que os alunos se mostraram bastante interessados ao verem o conteúdo ensinado em sala de aula serem exibidos na prática: “Tem muita coisa que a gente já estudou e que vai estudar, então está interessante para observar a prática, até mesmo conhecer os cursos, possibilidades de abertura de conhecimento, de novas profissões, que, às vezes, na realidade deles é mais limitada”.