Logo IFRJ

IV Semana do Meio Ambiente

O campus Arraial do Cabo realizou a IV Semana de Meio Ambiente do Campus – IV SEMACAC – nos dias 5 e 6 de junho de 2019. Foram mais de 100 participantes e 20 resumos de trabalhos relacionados à área ambiental, com destaque para o trabalho “Um estudo sobre dessalinização de águas salobras para consumo humano na região rural do Baixo Paraíba do Sul”, que foi consagrado como o melhor trabalho do evento segundo a avaliação da comissão organizadora.

   Durante a solenidade oficial de abertura, o evento contou com a presença dos professores: Júlio Page (pró-reitor de Extensão Substituto); David Barreto de Aguiar (diretor geral do campus Arraial do Cabo); Bruno Cavalcanti Lima (diretor de Ensino); Rafael Guimarães Botelho (coordenador de Pesquisa); da Profª. Alessandra Fortuna Neves (coordenadora do curso Técnico em Meio Ambiente); e da técnica-administrativa Shirley Marques Lima Souza (coordenadora de Extensão).

    Foram 12 horas atividades, incluindo quatro palestras, uma mesa-redonda e uma sessão de trabalhos de pesquisa, extensão, inovação e atividade técnica realizados pela comunidade interna e por convidados provenientes de diversas instituições parceiras. Além destes trabalhos, houve uma exposição de artesanatos, elaborados pela servidora Ana Cláudia Teixeira do Nascimento, que utilizou diversos materiais recicláveis como garrafas plásticas, latas de alumínio, palitos de sorvete e de churrasco, dentre outros, para a confecção de seu acervo.

   A primeira palestra da tarde foi realizada pelo professor Ricardo Coutinho, doutor pela Universidade da Carolina do Sul e coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Marinha do IEAPM/UFF. Ele trouxe para o evento importantes informações sobre a temática do “Uso de embarcações em ambientes costeiros – Problemas ambientais e soluções sustentáveis. Ricardo falou sobre os dois problemas ambientais mais comuns em área portuárias: a bioincrustação e a dispersão de espécies exóticas por intermédio das águas de lastro.

   Durante a tarde foi realizada a segunda palestra, com o professor Manildo Marcião de Oliveira, diretor de Pesquisa e Extensão do Campus Cabo Frio do IFF, que convidou todos a fazerem uma reflexão sobre os efeitos das mais diferentes substâncias químicas despejadas no meio ambiente. Com a palestra “Ecotoxicologia Sistêmica: o que eu tenho a ver com isso?”, o professor falou sobre grandes desastres ambientais que marcaram a história da Humanidade como o Mal de Myamata e o derramamento de óleo proveniente do rompimento do caso do navio Exxon Valdez em 1989.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS