Logo IFRJ

Jogos e a transversalidade na educação

A coletânea "Caminhos para Diversidade" será lançada virtualmente na quinta-feira (07/03), às 10h, no Canal do Youtube Instituto Federal do Pará - IFPA. Ela é fruto da parceria entre três institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, visando difundir a produção de pesquisas relativas aos aspectos da inclusão, permanência e êxito realizadas por pesquisadores da rede ou sobre a Rede EPT.
 
Organizada em dois volumes, a série traz relatos de experiências, pesquisas e práticas acerca das relações étnico-raciais e de gênero em seu Volume II. Compõe este volume, o trabalho intitulado "O virtual e o feminino: utilizando jogos eletrônicos para desenvolver práticas educacionais sobre questões de gênero à luz da transversalidade curricular", de Rejane Alves de Araújo e de seu orientador, o professor Roni Costa Ferreira, que atua na pós-graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica do Campus Engenheiro Paulo de Frontin.
 
Segundo o professor, o espaço escolar precisa, cada vez mais, contextualizar temas sociais, cujas discussões buscam construir uma realidade coletiva mais participativa e igualitária para todos. "Por isso, a importância de evidenciar tecnologias educacionais, como os jogos eletrônicos, mas com um olhar mais responsável e crítico, pois são mídias sociais poderosas nos tempos atuais. O artigo traz à tona a discussão sobre a representação do feminino nestes jogos e propõe algumas estratégias de como o docente pode trabalhar, de forma reflexiva, estas questões com seus alunos", disse Roni.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS