Judô e Jitsu no Campus Arraial do Cabo

O projeto de extensão "Lutando pela Educação com Judô e Jiu-jitsu na escola: buscando saúde física e mental" teve início no dia 06 de março, no Campus Arraial do Cabo. O projeto é idealizado e liderado pelo professor Fernando de Oliveira que, apesar de sua formação na área da Computação, também é graduado faixa preta pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), além de ser instrutor de Jiu-jitsu e defesa pessoal.

O objetivo do projeto é oferecer aos servidores e alunos do campus, e também à comunidade externa, a oportunidade de praticar e vivenciar o Judô e o Jiu-jitsu, além de promover a cultura dessas artes marciais. Durante as aulas, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de defesa pessoal, além de desenvolver habilidades como disciplina, respeito, concentração, autocontrole e autoconfiança.

Arthur Castro Damasceno, estudante do 3º período do curso Técnico em Informática e um dos integrantes da turma de Judô e Jiu-Jtsu, ressalta ainda outros benefícios que a atividade pode trazer: “Por ser um esporte, melhora a saúde e a autoestima. Ter um projeto desse gratuito, no nosso campus, é ótimo”, disse.

O professor Fernando de Oliveira destacou a importância do projeto para a comunidade local e para os alunos do IFRJ: "A prática do caminho suave (Judô) e da arte suave (Jiu-jitsu) promovem diretamente melhorias consideráveis nos aspectos fundamentais da nossa vida. Os praticantes relatam, logo nas primeiras aulas, mudanças consideráveis no campo social, físico e mental. É maravilhoso demais perceber a evolução de cada indivíduo e fazer parte disso!", afirmou.

Para os interessados em aprender técnicas de defesa pessoal, o Judô e Jiu-jitsu no Campus Arraial do Cabo é uma grande oportunidade para desenvolver habilidades e valores importantes e, ao mesmo tempo, praticar uma atividade física saudável e divertida. As aulas serão adaptadas para alunos de todos os níveis, desde iniciantes até os mais avançados, e conduzidas de forma segura e responsável, com a finalidade de evitar lesões.

As aulas acontecerão às segundas e terças-feiras, das 18:30 às 20:30, e as inscrições são gratuitas, diretamente como o professor, através do whatsapp (21) 99693-0099.

Colaboração: Verônica Trindade Marques