Laboratorio Maker no Campus Paulo de Frontin

O Campus Paulo de Frontin acaba de ser contemplado com uma emenda parlamentar no valor de R$ 218 mil. Docentes e técnicos administrativos desenvolveram e submeteram o projeto Laboratório Maker ao edital do deputado federal Paulo Ganime, e na terça-feira, 16 de novembro, foi divulgado o resultado final.

Ricardo Kneipp, diretor-geral da unidade, diz que o projeto viabiliza a criação do Laboratório Maker no Campus Eng. Paulo de Frontin do IFRJ, por meio da aquisição de computadores, impressoras 3D e outros equipamentos que permitam o projeto e a fabricação de componentes mecânicos e eletroeletrônicos personalizados. “O projeto garante a oferta de um amplo portfólio de competências estratégicas para o futuro como: programação, robótica, automação para os alunos do interior do estado do Rio de Janeiro, assim oportunizando inovação, criatividade e empreendedorismo”, diz Ricardo.

Dentre as várias ações do laboratório está o fomento a cultura maker através de ações extensionistas para as instituições públicas de ensino do Centro Sul Fluminense.

Kneipp lembra que este é mais um espaço que está sendo construído, equipado e operado por profissionais altamente qualificados do IFRJ CEPF, e que contribuirá para a melhoria no processo ensino aprendizagem dos alunos da instituição e da escolas da região. “A construção de um projeto por várias mãos demonstra o comprometimento dos servidores do campus com a comunidade interna e externa”.

Para o professor Luís Fernando Pimentel, coordenador do projeto, através do paradigma da Educação 4.0 (aprender fazendo) o laboratório Maker irá causar grande impacto na região do Vale do Café, tornando tecnologias de ponta acessíveis para servidores, alunos do campus, assim como professores e alunos das escolas públicas da região, além de criar uma grande oportunidade para a aproximação com a comunidade e com empresas locais. O laboratório será um espaço democrático e acessível para a realização de atividades ‘mão na massa’, com oferta de atividades para diversos nichos. Será possivelmente a melhor infraestrutura do tipo no município.