Lançamento do Edital Integrado IFRJ Nº 02/2023

As Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), de Extensão (Proex) e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen) tornam público o Edital Integrado de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão nº 02/2023, disponível em https://portal.ifrj.edu.br/editais/integrado. As inscrições estarão disponíveis entre 04 e 29 de maio, e os (as) proponentes precisarão estar disponíveis para participar do processo de avaliação, conforme previsto no Edital.

Nesta quarta edição do maior edital integrado do IFRJ, que possibilita a participação de estudantes em projetos caracterizados por ações de ensino, pesquisa, inovação e/ou extensão, de forma indissociável, há algumas novidades, entre elas a unificação dos editais de bolsas para estudantes e de incentivo a projetos, com possibilidade de auxílio financeiro apenas para projetos com estudantes. É importante a leitura da íntegra do Edital, que traz também a possibilidade de recurso contra a homologação das inscrições, a pontuação do plano de trabalho juntamente com o projeto, e o maior detalhamento sobre o processo de prestação de contas.

Como principal destaque, a Reitoria atualiza os valores das bolsas do seu edital integrado, tomando como referência o novo valor praticado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), R$ 700,00 (setecentos reais) para todas as modalidades de bolsas de 20 horas semanais (PIBIC, PIBIC JR, PIBITI, PIBITI JR, PIBIEX e PIBIEX JR), em um esforço apoiado pelo reitor e pela Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proad). Essa atualização também se refletirá no restante da vigência do edital anterior, com o pagamento do novo valor já em maio (referente ao mês de abril/2023.