Lançamento da Política de Comunicação do IFRJ marca nova fase comunicacional no instituto

O Lançamento On-line da Política de Comunicação do IFRJ aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 05/08, no canal oficial do IFRJ no YouTube. O evento foi destinado ao público interno, Conif, IFs, universidades públicas do Rio, Pedro II, CEFET.

A Política de Comunicação é um documento que contém normas, ações e diretrizes sobre a forma como o IFRJ deve se relacionar de forma estratégica com seus diversos públicos internos e externos. O documento foi aprovado pelo Conselho Superior no dia 17 de junho de 2021.

Participaram do evento o reitor do IFRJ, Rafael Almada; o diretor de Articulação Institucional do IFRJ, Eládio Bandeira; a coordenadora de Comunicação do IFRJ, Juliana Santos; o consultor do IFRJ na construção da política de comunicação e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP), Wilson Bueno; a assessora de Comunicação do IFES, Lara Rios; a coordenadora de Jornalismo do IFSC, Nádia Garlet; e a jornalista do IFSC Marcela Lin.

O reitor Rafael Almada ressaltou a importância de valorizar a comunicação para o bom desenvolvimento dos institutos federais. “Sou um cara que sempre acreditou nos institutos federais, acho que por ser fruto deles. Quando conseguimos entender como a gente, para além de fazer ações de ensino, pesquisa e extensão, precisa comunicar o que a gente faz, tudo melhora. Temos que pensar comunicação e criar estratégias para divulgar para a comunidade quem somos e o que fazemos. Por compreender o papel do instituto e a importância em dar publicidade ao que fazemos, sempre tentamos potencializar as ações de comunicação”, disse ele.

O reitor enfatizou que trabalhar a comunicação é fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão, pois, quando a sociedade passa a conhecer a instituição, as pessoas dão mais credibilidade. “Isso beneficia a instituição, que será mais procurada pelos alunos; beneficia o aluno, que será formado num instituto conhecido e respeitado no mercado de trabalho; e beneficia o mercado, que saberá a qualidade do profissional formado nessa instituição”, ponderou Almada.

Rafael também agradeceu a todos os servidores da equipe da Comunicação, por sempre atuarem da melhor forma possível para desenvolverem seus respectivos papéis. “Por mais que tenhamos dificuldade em relação à quantidade de servidores, estrutura e verbas, sempre buscamos fazer nosso melhor, com resiliência. E construir e implementar a política de comunicação faz parte dessa busca por uma comunicação abrangente e funcional”, destacou, dizendo ainda que o desejo é que a comunidade interna tenha conhecimento dessa política, que visa formalizar as estratégias e regulamentar a comunicação na instituição. “Essa comunidade deverá se apropriar dessas informações para que a comunicação seja cada vez mais profissional e bem desenvolvida na instituição”, completou.

O diretor de Articulação Institucional destacou a alegria em viver um dia tão esperado pela gestão. “Começamos a sonhar com isso em 2018. Só tenho a agradecer o empenho e a dedicação da equipe da Comunicação que, mesmo com estrutura pequena, conseguiu, com garra, fazer muito. E agradeço a todos os membros da Comissão, que também ajudaram a construir essa política; e ao professor Wilson Bueno que nos apoiou e guiou nesse processo”, disse Eládio.

A coordenadora-geral de Comunicação destacou que esse é o início de um trabalho que será desenvolvido. “A política de comunicação não é só mais um documento para constar. Nos próximos anos, teremos ações para curto, médio e longo prazo a serem desenvolvidas e implantadas com o foco de melhorar a comunicação, de forma estratégica e organizada. Para esse evento, fizemos questão de convidar representantes de outras instituições para darem seu depoimento. Instituições essas que já tinham passado pelo mesmo processo e nos ajudaram a analisar as estruturas antes de começarmos o desenvolvimento da nossa política”, contou Juliana.

Em seguida, foi ministrada uma palestra com o tema “A importância de uma política de comunicação para instituições públicas de ensino”, pelo professor sênior da Universidade de São Paulo (USP) Wilson Bueno, consultor do IFRJ na construção da política de comunicação. O professor explicou para os presentes o que é uma política de comunicação e quais papeis ela desempenha como, por exemplo: identificar claramente os públicos estratégicos, favorecer a criação e consolidação de canais de relacionamento, destacar o caráter estratégico do processo de avaliação em comunicação, ampliar e fortalecer a visibilidade das instituições junto à comunidade e viabilizar a criação de uma cultura de comunicação.

Wilson ainda enfatizou um importante papel da política no caso específico das instituições de ensino. “A comunicação de excelência é fundamental para legitimar a contribuição inestimável das instituições públicas de ensino, como o IFRJ, para a sociedade. Em uma época marcada pelo negacionismo, pela circulação intolerável de fake news, pela ausência de compromisso com a educação, a ciência, a tecnologia e o debate democrático, as instituições públicas precisam dialogar com os cidadãos, com as lideranças responsáveis e com os poderes constituídos. A política de comunicação potencializa o desenvolvimento de um esforço cívico para a defesa das instituições democráticas, comprometidas com a cidadania e a inclusão social”, afirmou o professor.

Após a palavra do consultor, também foram feitos Relatos de Experiência pelas representantes de comunicação do IFRJ, IFES e IFSC.

Confira abaixo o vídeo da transmissão do evento na íntegra.