Lançamento da revista CIENTEC Solution and Innovation

A revista CIENTEC Solution and Innovation – iniciativa do Centro Tecnológico do Sul Fluminense, do qual participa o IFRJ campus Volta Redonda – será lançada no dia 17/12/2020, às 14h, e o evento poderá ser acompanhado pelo YouTube.

A Cientec – Solution and Innovation tem como principal política editorial divulgar os resultados da produção científica desenvolvida nas instituições que compõem o Centro Tecnológico do Sul Fluminense. Também abre espaço para outros trabalhos e contribuições que abordem temas voltados à inovação e tecnologia e/ou divulgação de resultados de projetos desenvolvidos na relação universidade-empresa. As contribuições devem se ajustar a uma perspectiva de divulgação científica que tenha, como principal característica uma linguagem acessível sem, no entanto, perder o rigor científico.

Representam o IFRJ Campus Volta Redonda nesta iniciativa os servidores Gilmar Gonçalves de Oliveira, Juliana Ribas Monteiro e Paulo Sérgio Neves Júnior. Participa também o servidor Andrey Dione Ferreira, que atua como um dos coeditores da revista.

O Centro Tecnológico do Sul Fluminense nasceu com o propósito de integrar e inteirar empresas e Instituições de Ensino no Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é oportunizar o intercâmbio com trocas produtivas para os dois setores. Através do intermédio de organizações como a Firjan, o Sebrae e o Metalsul o grupo se fortaleceu e conseguiu reunir, entre 2017 e 2019, nove instituições de ensino e empresas de diversos segmentos na região, conseguindo o apoio do governo do estado do Rio de Janeiro através da inovação, onde as instituições podem realizar projetos extensionistas e pesquisas com práticas reais, buscando soluções para as demandas das indústrias e desenvolvendo o ensino.

Além do IFRJ, compõem o Centro Tecnológico: AEDB, FASF, ICT, SENAI, UBM, UGB, UFF, UniFAA, UniFOA e Universidade de Vassouras. O Centro tem, ainda, o apoio da FIRJAN, METALSUL, SEBRAE e SEDEERI -RJ.