Levantar a lona é suspender o céu

A Ministra da Cultura Margareth Menezes conheceu a Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO) no dia 5 de julho. Na ocasião, ela assistiu um recorte de alguns números dos egressos do Curso Técnico em Artes Circenses, resultado da parceria entre a Funarte, através da ENCLO, e o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro).

Segundo o coordenador do curso técnico do IFRJ, João Guerreiro, como estava com a agenda lotada no final de semana passado, quando houve dois espetáculos de formatura da turma 2022-2024, essa foi uma oportunidade para que Margareth Menezes pudesse conhecer um pouco do trabalho.

Margareth sentada ao lado de uma professora. As duas estão em uma sala, conversando com outros professores

A presidenta da Funarte, Maria Marighela, anunciou que a nova lona da ENCLO subirá em outubro deste ano. João Guerreiro diz que quem acompanhou a tentativa de desmonte da ENCLO na gestão passada, sabe que essa nova lona representa a resistência de professores, alunos, artistas e vários segmentos da sociedade civil. “Como disse Maria Marighela, ‘levantar a lona é suspender o céu’", lembrou João.

Em conversa com Margareth Menezes, Guerreiro acentuou a importância em fortalecer a parceria entre o MINC e o MEC tendo a Funarte e o IFRJ como exemplo de articulação possível. Segundo a Ministra, "Ao chegar em Brasília conversarei com o Ministro Camilo Santana para trazer os principais projetos da pasta para a ENCLO".

grupo teatral no palco, ao fim do espetáculo, agradecendo de mãos dadas