Licenciandos do IFRJ levam “Dia da Matemática” para escolas municipais

Alunos do curso de Licenciatura em Matemática do campus Paracambi, integrantes do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRJ, participaram do evento “Dia da Matemática”, nas escolas municipais Hortência Phirro do Valle (08.05.19) e Boa Esperança, ambas em Paracambi, nos dias 08 e 10 de maio, respectivamente. (10.05.19).

As atividades foram desenvolvidas no pátio das escolas e as turmas foram organizadas em grupos para a visitação, bem como toda a comunidade escolar. Foram expostas diversas atividades lúdicas como, por exemplo, jogo da ASMD (adição, subtração, multiplicação e divisão), labirinto das expressões, twister matemático, propotência, na rota (MMC e MDC), xadrez, tangran da subtração, torre de hanói, resta um, pentaminó, encaixe se for capaz, dominó matemático, montar o cubo, demonstração do Teorema de Pitágoras, entre outros.

Essas ações foram orientadas pelas supervisoras do projeto, Jaqueline Leite Silva e Camila Pires Longo. De acordo as professoras, ao jogar, os alunos puderam constatar que é possível se divertir e aprender matemática, simultaneamente.

As coordenadoras Vanessa Nogueira (Institucional) e Deumara Galdino (área), também participaram do evento. Segundo elas, o Dia da Matemática promoveu um espaço de experiências onde a matemática foi abordada de maneira lúdica e harmoniosa.