Mais de 1700 vagas nos campi do IFRJ

O IFRJ divulga Edital com as normas referentes ao Processo Seletivo para preenchimento de vagas relativas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecida de maneira integrada ao Ensino Médio, nos termos do artigo 39 da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para o ano letivo de 2022, que terá início a partir de março de 2022. No total,são 1.728 vagas nos campi do IFRJ.

O processo seletivo será realizado mediante 3 (três) formas distintas de seleção, de acordo com a escolha do candidato, dentre uma das alternativas a seguir: Prova online, abrangendo os conteúdos do Ensino Fundamental, ou Sorteio Público ou Análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: um terço (1/3) do número total das vagas para cada uma das 3 (três) formas de seleção adotadas neste edital (Prova online ou Sorteio Público ou Análise do Histórico Escolar).

Do total de vagas, 34% serão oferecidas para Ampla Concorrência (AC) e 66% serão oferecidas para o Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas.

O candidato deverá optar por concorrer pela Ampla Concorrência (AC) ou pelo Sistema de Reserva de Vagas (SRV) para Escolas Públicas. E deve verificar qual grupo deseja optar no ato da inscrição

Inscrições:

A inscrição será realizada por meio do preenchimento do Formulário de Pedido de Inscrição disponibilizado na página do Instituto Universal de Desenvolvimento Social - IUDS ,  no ANEXO I - CRONOGRAMA, exclusivamente via internet.

Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, e xclusivamente para estes, conforme capacidade do campus, poderá ser disponibilizado Posto de Atendimento Presencial com acesso à internet, somente em dias úteis, em datas e horários a serem disponibilizados no site do IUDS.

Em função dos efeitos provocados pela Pandemia do COVID-19, com o fechamento das escolas Públicas e Privadas por meio de legislação ou recomendação da esfera Municipal, Estadual ou Federal, o IFRJ e o IUDS seguirão rigorosamente as orientações das autoridades locais, considerando a emergência sanitária e a necessidade de preservação de vidas. Havendo proibição de atendimento presencial em qualquer uma das localidades onde se encontram os campi, o atendimento presencial será cancelado, até segunda ordem.

Confira todas as informações no EDITAL