Logo IFRJ

Manutenção da autoestima durante o tratamento de câncer

Em uma ação desenvolvida em parceria com a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) para conscientização em relação à prevenção e dignóstico precoce, a Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCom) promoveu na quinta-feira, dia 22/10, uma live com a convidada Ruth Costa Cavalcanti, criadora do projeto "Careca Maquiada". 

O projeto Careca Maquiada surgiu a partir da luta de Ruth contra dois cânceres. Ao longo dos desafios do tratamento, Ruth sentiu falta de uma rede de apoio que contemplasse a autoestima das mulheres em processo de tratamento oncológico, exatamente por ser maquiadora e a beleza ser a sua área de atuação e sua terapia pessoal para vencer os desafios do tratamento.

"O tratamento oncológico por si só, nos destrói naquilo que mais dói. A autoimagem não precisa ser mais um fator de destruição. Muito pelo contrário! Sentir-se bem com sua aparência, é mais uma força motivacional para vencer o câncer", afirma Ruth.

No Centro Oncológico, passou a desenvolver aulas de auto maquiagem gratuitas para estas pacientes, dando não só o suporte no aprendizado, como fornecendo o material para apoio ao autocuidado estético destas mulheres.

Quer saber mais sobre o projeto e a história de Ruth? Assista à live no canal do IFRJ no YouTube.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS