Logo IFRJ

Mençao honrosa no IV Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática

Um projeto do Campus Duque de Caxias recebeu menção honrosa no IV Festival de vídeos Digitais e Educação Matemática. O MathNews,  desenvolvido pelo professor Eduardo Braga e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo aproximar os estudantes e a matemática, mesmo em tempos de pandemia.   

Eduardo Braga explica o nascimento da ideia. “Surgiu nas reuniões de monitoria, com as monitoras de matemática Fabrícia e Jessica, alunas da EJA, do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI) e também como uma inquietação do meu fazer profissional que ganha ainda mais contornos reflexivos no curso de Doutorado em Ensino de Ciências da nossa instituição, campus Nilópolis, cujo projeto MathNews integra parte da minha pesquisa”. O MathNews fez o doutorando escrever um projeto de pesquisa para os programas PROCIENCIA e PIBIC, que acabou contemplado no Edital integrado 01-2020 – IFRJ.   

A produção de vídeo faz parte do trabalho do professor no atendimento aos estudantes por meio de um canal no youtube chamado Monitoria de Matemática IFRJ CDUC, como forma de atender aos jovens e adultos que, por conta do trabalho, não conseguem frequentar presencialmente a monitoria e também como mais um recurso de aprendizado de todos eles. “Com a suspensão do calendário acadêmico, reformulamos o canal com a criação de novas playlists. Contudo, os vídeos eram protagonizados apenas pelas monitoras.

 Com o MathNews a proposta foi envolver os estudantes da EJA na produção de um produto cuja temática fosse emergente para todos, em especial, Duque de Caxias, que é o local de moradia e trabalho de muitos estudantes do campus. “Com isso, intencionamos articular a matemática com a atual situação pandêmica, como forma de dar protagonismo aos estudantes da EJA envolvidos e como maneira de conscientizar a população sobre a importância das medidas de prevenção”, explica Eduardo.

Além das duas monitoras, sete outros estudantes aceitaram participar do projeto. Por meio de encontros virtuais, a proposta inicial era articular função exponencial e coronavírus. Contudo, explica o professor, as discussões os levaram a envolver novas temáticas no vídeo, o que enriqueceu ainda mais toda a produção. “Cabe ressaltar que, cada estudante se responsabilizou por uma parte da gravação, e todos juntos idealizamos o roteiro para posterior edição”.

A aluna Fabrícia Nicomedes diz que participar da produção foi desafiador. “O professor Eduardo nos incluiu em todo o processo: criação do nome, roteiro do vídeo, texto, gravação, edição e discussões posteriores a respeito do vídeo. A participação dos alunos é a característica que mais me deixa apaixonada pela EJA, são pessoas dispostas e participativas”. Da mesma forma, a discente Jéssica Barreira disse que “Mesmo que a distância, devido a pandemia, o vídeo e a dimensão que ele tomou me fez perceber o quanto o nosso trabalho é muito maior do que simplesmente explicar/revisar conteúdo... é oportunidade, é uma rede de apoio aos alunos, que abraçaram a ideia e protagonizaram junto conosco a produção do vídeo”.

alunos da EJAno mathnews. imagens pequenas de 8 estudantes

O vídeo foi produzido a distância pelos estudantes da EJA. “Apesar do cenário de pandemia, muitos estudantes da EJA permaneceram trabalhando, então conciliar as reuniões sobre o vídeo com o trabalho, com as questões emocionais que o momento nos trouxe e com as tecnologias digitais foram alguns fatores que nos levaram a rever rotas e traçar novos caminhos”, explica Eduardo Braga.

Além disso, diz o professor, com relação à gravação individual do vídeo para posterior edição, os estudantes, para driblar a falta de recursos, contaram com a total criatividade para conseguir dar conta de seguir o roteiro que coletivamente construímos e usar os materiais necessários para a produção. “Nesse caminho, controle remoto virou celular, trouxa de pano virou um bebê, estúdio de gravação virou um lençol pendurado ao fundo, entre tantas outras situações que nos mostraram o potencial criativo dos envolvidos na produção do vídeo”. 

Sobre o contato e o trabalho com alunos do EJA, o docente só tem elogios. “Orgulho, alegria e amor são alguns dos sentimentos que nutro por esta específica modalidade de ensino. Minha parceria com as monitoras e estudantes da EJA do curso MSI extrapola todas as expectativas que eu poderia ter e se estabelece num lugar de respeito, compromisso, dedicação e afeto. Espero que essa parceria me permita apresentar ainda mais aos estudantes uma matemática que se distancia de estereótipos negativos e se aproxima da realidade em que estamos imersos”.

Especificamente sobre o MathNews, o professor diz que a sua riqueza está  justamente em todo o processo de sua produção e na aproximação da matemática com outras temáticas. “Inicialmente, propus aos estudantes a produção de um vídeo que articulasse os conhecimentos de função exponencial e coronavírus. Contudo, as discussões nos levaram a abordar diversos outros temas como: fake news, quando refletimos sobre o crescimento exponencial do contágio e o comparamos com a disseminação de notícias falsas; a presença feminina na matemática, ao conhecermos a vida de Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e decidirmos representá-la no vídeo como uma importante matemática, sendo, inclusive, a primeira mulher brasileira a se doutorar em matemática (1949)”. Tudo isso, com uso de uma linguagem simples, utilizando softwares educacionais como o geogebra e materiais concretos como grãos de feijão para transmitir a ideia matemática no vídeo.   

E vamos à equipe responsável pelo MathNews:

Professor: Eduardo dos Santos de Oliveira Braga

Estudantes da EJA: Fabrícia Nicomedes de Souza, Jessica Passos Barreira, Lucinda Aparecida de Paula Vieira Barcelos, Vinícius Geraldo Estevão da Silva, Paula Francinete Mendes Alves, Elaine Oliveira Pontes, Marcos de Souza Cipriano, Vitória Aguiar dos Santos e Lúcia Inês Nicomedes.

Agradecimentos especiaisdo professor Eduardo Braga: professora Giselle Rôças e à coordenadora do curso de Manutenção e Suporte em Informática, do campus Duque de Caxias, Emanuelle Nunes.

 

 

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS