Logo IFRJ

Mês do Meio Ambiente na Reitoria do IFRJ

Feira de Trocas Solidárias e Doação

Com o objetivo de comemorar o mês do Meio Ambiente, a Comissão da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) da Reitoria promove nos dias 11, 12 e 13 de junho três campanhas de conscientização.

A primeira delas é a campanha permanente do “Descarte Correto de Pilhas e Baterias”. A comissão deixará coletores em todos os andares da Reitoria da Praça da Bandeira e do Centro, que serão gratuitamente destinados para Associação Brasileira Indústria Elétrica Eletrônica (ABINEE).

Outra campanha é a do “Descarte Correto de Resíduos Eletrônicos”, que coletará todos os resíduos eletrônicos dos servidores, entre eles: computadores, teclados, baterias, celulares e mouses. Segundo a presidente da Comissão A3P, Nathália Braga, a cooperativa de catadores pega todo o material e dá a destinação correta, retira cada parte e vende como metal, plástico entre outros. “Vale lembrar que aqui na Reitoria nós já temos a Coleta Seletiva para o material do IFRJ e, agora no mês do Meio Ambiente, resolvemos ampliar para o dos servidores”, falou.

A ideia da terceira campanha intitulada “Feira de Trocas Solidárias e Doação” – que acontece na garagem da Reitoria da Praça da Bandeira – é que a cada três peças que o servidor trouxer para a feira, ele ganhará um ticket para trocar por uma peça. “O servidor que tiver alguma peça mais usada, que considere que não poderá entrar na troca, poderá fazer como doação direta”, explicou Nathália.

De acordo com a presidente da Comissão A3P, o material que sobrar – sejam sapatos, roupas, livros, brinquedos ou acessórios – será doado para a cooperativa de catadores localizada em Gramacho, que é uma região carente. “Essa campanha vai fazer muita diferença na vida das famílias de todos eles”, completou.

O servidor que gostar de alguma peça e não obtiver um ticket, poderá compra-la. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para fazer um lanche para os catadores no dia da entrega dos materiais. No mesmo dia, a comissão promoverá uma palestra que abordará temas relacionados com Saúde do Trabalhador, Meio Ambiente e Segurança de Trabalho. “Segundo a presidente da cooperativa, essa palestra fará diferença, pois os catadores têm dificuldade de entender muitas coisas e não aceitam outras. E, por isso, é de grande valia que essa informação venha de fora”, explicou Nathália.

A enfermeira de trabalho Ana Paula Fernandes, que ministrará a palestra, acredita que a campanha é importante pela troca de energia. “Doarmos o que não usamos com tanta frequência ou o que não cabe mais na gente, faz a energia fluir. O que não serve para gente pode servir para outra pessoa”, disse.

Além disso, Ana Paula também comentou sobre a ação no dia da entrega dos materiais: “A arrecadação do dinheiro para podermos fazer essa ação junto à cooperativa é de extrema importância para nós da área da Saúde, Segurança e Meio Ambiente porque além de ser o nosso trabalho, estamos levando o nome da instituição, reforçando parcerias e promovendo a conscientização desses trabalhadores que não têm a oportunidade de ter esse tipo de conhecimento extremamente relevante para a saúde deles”, concluiu.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS