Logo IFRJ

Mostra de Música em Caxias

GRUPO DE ALUNOS E PROFESSORES NUMA SALA DE AULA EM CAXIAS

A Coordenação de Extensão (Coex) do campus Duque de Caxias realizou, no dia 9 de dezembro, o evento “Mostra de Música”, no auditório da instituição. Docentes, estudantes e representantes da comunidade externa que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de extensão do campus.

Um dos projetos participantes foi o “Música e inclusão social no bairro do Sarapuí: uma proposta de pesquisa-ação no IFRJ – campus Duque de Caxias”, que desde 2016 recebe investimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O objetivo do projeto, coordenado pelo professor Júpter Martins de Abreu, é a criação de materiais didáticos que visem fomentar o ensino coletivo de música para a sociedade, ofertando oficinas para a prática de instrumentos musicais.

Júpter opinou sobre a participação no evento que encerrou as atividades da Coex do campus em 2019. “É uma oportunidade dos participantes dos projetos se apresentarem e, apesar das dificuldades, de conseguir mais visibilidade para os projetos de música do campus”, disse o docente.

O ex-aluno do curso de Manutenção e Suporte à Informática do campus Duque de Caxias, Pedro de Jesus, comentou a importância de realizar encontros que apresentem o que tem sido realizado pela instituição na área da cultura. “Esse evento é um momento intermediário entre o que se sonha e o que se pode fazer. A gente precisa dar mais força e incentivo e cobrar mais do governo para aparelhar o instituto. A escola merece e a comunidade também”, explicou.

O campus oferece os seguintes cursos de extensão: aulas de música (saxofone, flauta, violão, teclado), oficina de teatro, dança do ventre e aulas de lutas (jiu-jitsu, karatê e taekwondo).

5 dançarinas da dança do ventre

 

Texto: Pedro Henrique da Silva Pereira

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS