Logo IFRJ

O Natal muito especial em Nilópolis

papai noel sentado com uma criança

Com o objetivo de oferecer um dia de lazer e distribuição de presentes para as crianças do entorno do Campus Nilópolis, professores e voluntários organizaram o “Natal das Crianças”, no dia 15 de dezembro. O domingo contou com brincadeiras, lanches, presentes e sessão de fotos com o Papai Noel, a fim de incentivar o espírito natalino e oferecer assistência às famílias. Ao todo, 60 crianças participaram do evento.

O Natal das Crianças teve sua primeira edição em 2016, por iniciativa de alunos que participavam do “Ocupa Nilópolis”, ocupação no campus contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150, que, na época, congelou o investimento em educação por 20 anos. Desde então, os docentes João Guerreiro, Elaine Luz e Edite Santiago, além de voluntários, se unem todos os anos para realizarem o projeto.

O professor do Bacharelado em Produção Cultural, João Guerreiro, que se veste de Papai Noel há 35 anos, aceitou representar o “bom velhinho” no projeto. O docente explicou a relevância do Natal das Crianças. “Acho que a principal importância para as crianças seja poder brincar e, na maioria dos casos, ganhar pelo menos um brinquedo e um livro na época do Natal. Só quem participa do evento pode dimensionar o significado do sorriso e alegria de uma criança que recebe, em alguns casos, a sua primeira boneca ou o seu primeiro carrinho”, comentou.

Para a professora do Técnico e Bacharelado em Química, Elaine Luz, não são só as crianças que são beneficiadas com o projeto. “Mais do que para as crianças, essa ação é importante para as famílias, pois se sentem acolhidas e valorizadas. Para as crianças, além da alegria da festa e de receber o presente do Papai Noel, vão crescer tendo o IFRJ como uma referência positiva”, ressaltou a professora.

Ainda de acordo com Elaine, a expectativa é que o projeto cresça cada vez mais. “Pretendemos mobilizar mais pessoas para o trabalho, abranger um maior número de famílias. E, talvez, fazer um trabalho com os idosos; convidá-los para a festa com entrega de presentes”, finalizou.

Colaboração: Raíssa Amaral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS