Logo IFRJ

Natureza, ciência e sustentabilidade

dezenas de alunos sentados na grama

O curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental promoveu, no dia 9 de novembro, o evento “Dias de Sustentabilidade”, que pela primeira vez aconteceu fora do Campus Rio de Janeiro, invadiu a Quinta da Boa Vista e foi aberto para o público externo.

Por ser um sonho antigo dos discentes realizar algo da área ambiental em um espaço público e ao ar livre, a professora, e uma das organizadoras, Carla Santi, conta que é necessário trazer isso para todos. “Precisamos estreitar nossa relação com a comunidade de fora do campus, para trocarmos informações e identificarmos em quais demandas da sociedade podemos agir e interagir de forma direta e rápida. Dessa forma, atenderemos melhor a comunidade em torno do IFRJ”.

A professora e também participante da Comissão Organizadora, Gabriela Podcameni, destaca a importância das atividades de extensão fora do espaço do campus. “São extremamente relevantes, pois contribuem para divulgação do Instituto, cientifica e cultural. Enfim, queremos conhecer nossa comunidade e sermos conhecidos por ela. Por isto, levamos os banners institucionais do IFRJ e apresentamos o IFRJ para o público que estava no evento”.

Ao longo do dia, foram desenvolvidas diversas atividades como: aula de Yoga com o professor Renato Reder, do Espaço Akashya, oficinas, onde foram ensinados como fazer instrumentos musicais com sucatas, hortinhas em vasos auto irrigáveis e pintura com tinta de solo. Além de exposições fotográficas e apresentações de mais de 30 pesquisas e trabalhos acadêmicos relacionados as temáticas ambientais e um piquenique colaborativo ao som do grupo O Som do Lixo.

alunos e professores posando para uma foto no gramado da quinta da boa vista

Os alunos tiveram papel central no evento. Oficinas foram ministradas por eles, assim como as apresentações dos trabalhos científicos. Além de terem confeccionado as blusas do evento, também pintaram a faixa a mão com geotinta. Matheus Dacri, do terceiro período, fala da satisfação em fazer parte e ver tudo de perto. “O evento foi uma ótima experiência para toda a equipe, pois além de informação e conhecimento passados pelos participantes, aconteceu também uma integração entre os alunos do curso de Gestão Ambiental de diversos períodos”, conta.

Para a professora e organizadora, Flávia Vieira, o maior aprendizado foi realizar um evento de qualidade com uma gestão coletiva. “É necessário divulgar a educação pública e ciência brasileira para além das instituições de ensino e pesquisa. A gente precisa ir para a rua, falar com a sociedade. Mais do que nunca, defender a nossa educação. O processo de aprendizagem e divulgação cientifica pode e deve ser prazeroso”. E completou garantindo que o evento aconteceu de maneira exitosa. “Foi um dia lindo e que tenhamos mais dias assim”, finaliza.

Colaboração: Ferannda Monteiro

 

 

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS