NEABI em debate sobre mulher e racismo

A mulher e o racismo foi tema de discussão na unidade Pinheiral, no dia 26 de junho. A atividade foi promovida em homenagem ao Dia da Mulher Negra (25 de julho), pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do campus. Na oportunidade, o diretor-geral, Marcos Fabio Lima, conversou com as palestrantes a respeito de propostas de cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e cursos de Pós-Graduação ligados à temática do racismo.

A atividade intitulada “NEABI – Debate” recebeu a professora Eliane de Almeida, que denunciou o que ela cunhou de falsa democracia racial no Brasil. “Se construiu o ideário de que a nossa sociedade não tem conflito racial. Então, vivemos numa harmonização racial, o que é uma grande mentira”, analisou. Ela complementou: “A gente sabe muito bem que existem os espaços determinados, onde cada grupo deve ocupar”, disse.

Também participou das discussões a coordenadora do coletivo Odara (Associação de Mulheres Negras), da cidade de Volta Redonda, a assistente social Alda Iza dos Santos. Alda relatou ao público suas histórias marcadas pelo preconceito racial. A palestrante relembrou, ainda, o seu próprio conformismo e de seus familiares diante de crimes de racismo. A ativista confessou que chegou a negar sua identidade como mulher negra. E alertou: “Negar a sua identidade, a sua cor de pele, é negar a si mesmo. E quem vai te reconhecer quanto negro, se você mesmo se negar?”, indagou.

Para a representante do NEABI do campus, Sonia de Alcantara, a proposta do debate é desconstruir preconceitos através do conhecimento. “Discutir para a construção da equidade”, declarou. O Coletivo Preto, formado por estudantes da unidade, também participou da atividade. Os alunos trouxeram ao público a discussão sobre a questão das cotas raciais e o preconceito vivido por alunos cotistas. O grupo apresentou um vídeo com apresentação musical “Cota Não é Esmola”, de Bia Ferreira.

O Coletivo Preto é formado pelos alunos Rodrigo Nicolas (AI 207); Isabela Sena (AI 207); Letícia Fernandes (MA 304); Jamily Oliveira (AI 207) e Murilo Jones (MA 103).