Logo IFRJ

NEABI IFRJ: V Seminário Remoto - Tranças Afro e Etnomatemática

O Campus Nilópolis vai realizar o V Seminário Remoto do NEABI IFRJ no dia 18 de dezembro de 2020, de a5h30 as 17h. Como destaque, haverá uma conversa com  Luane Bento dos Santos, que é Doutoranda  em  Ciências  Sociais/PUC-RJ.

De acordo com os organizadores, o tema “Tranças Afro e Etnomatemática” é de suma importância para a educação brasileira, a abordagem será sobre os penteados trançados, que fazem parte das culturas africanas e afro-diaspóricas e são modos de adornar as madeixas crespas, que podem significar posição social, status, religião, idade e outras condições.

As tranças afro podem servir como ferramenta de ensino para as aulas de matemáticas.  É possível aprender geometria e aritmética com alguns modelos, como é possível ver nos estudos de Gilmer (1999), Eglash (1999) e Santos (2013), no campo da Etnomatemática essas possibilidades.

Os trançados realizados por mulheres negras trançadeiras, segundo a organização, podem ser uma excelente ferramenta para o ensino de matemática e um modo de aplicar a legislação de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica.

Como debatedor, o evento conta com o professor Claudio Bispo do IFRJ campus Nilópolis. A moderação ficara a cargo do professor Marcelo Bastos, também do IFRJ campus Nilópolis.

A coordenadora do NEABI IFRJ campus Nilópolis, professora Rosalia Lemos, aproveita para agradecer o apoio durante esse período pandêmico e desejar um 2021 com dias melhores para todos e todas.

Os interessados em participar do seminário devem se inscrever através deste link. A transmissão será feita no Canal do NEABI no YouTube.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS