Logo IFRJ

NEABI promove Roda de Conversa “Diálogos sobre Racismo” no Campus Arraial

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) promoveu, na última quarta-feira (28), a Roda de Conversa “Diálogos sobre Racismo”. O evento aconteceu no pátio do IFRJ - Campus Arraial do Cabo e foi marcado, de acordo com os organizadores, pelo clima descontraído e acolhedor, onde os estudantes e servidores do Instituto puderam conversar sobre o tema e compartilhar experiências de vida.

A coordenadora do NEABI, a professora Ana Paula da Silva, abriu a roda apresentando os objetivos do núcleo campus, que é desenvolver ações de formação, projetos e eventos que contribuam para uma educação antirracista.  Falou sobre alguns aspectos do racismo estrutural e solicitou que os alunos presentes apresentassem suas demandas sobre o tema. 

As professoras e pesquisadoras, Ana Paula e Cintia da Silva, conduziram a Roda de Conversa que abordou, dentre outros assuntos, o racismo recreativo. Na ocasião, as docentes alertaram que comentários pejorativos de cunho racial não devem ser considerados como piada ou brincadeira e que todos devem combater, diariamente, o racismo e a discriminação.

Os estudantes participaram com relatos de situações em que foram alvos de “piada” por conta das suas características físicas e culturais e o quanto tais situações afetaram negativamente a sua autoimagem e sua autoestima.  

Segundo a professora Cintia da Silva, o racismo recreativo, agressões maquiadas de brincadeiras, reforça estereótipos e preconceitos raciais já existentes na sociedade. Por isso, por mais que não exista a intenção de ofender, esse tipo de “brincadeira”, além de insultar quem as ouve, também é capaz de causar danos sociais, como exclusão e desigualdade, para uma grande parte da população brasileira, afinal, segundo estudos do IBGE, mais de 50% da população do país se declara como preto ou pardo. 

O NEABI do IFRJ - Campus Arraial do Cabo é um núcleo afirmativo e consultivo que promove ações e pesquisas voltadas à identidade e às relações étnico-raciais das populações afrodescendentes e indígenas.

Colaboração: Luana Santos

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS