Nilópolis estreia no Pint of Science Brasil

Evento online ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio em dois formatos: live e encontro virtual na programação de Nilópolis

Depois de um ano em que se manteve no centro das atenções, a ciência será celebrada no Brasil e no mundo nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio. Considerado um dos mais importantes festivais de ciências em todo o mundo, o Pint of Science acontece, normalmente, de forma presencial em cada cidade participante. Porém, em função da pandemia da covid-19, será realizado o Pint Online, como já ocorreu no ano passado.

Em 2019, Nilópolis participou como cidade satélite no evento realizado pelo Rio de Janeiro e lotou o bar Garage, Rock and Beer com quase 400 participantes. Em 2020, a pandemia atrapalhou os planos de carreira solo do município da Baixada Fluminense: Nilópolis se juntou a outras cidades do estado do RJ e do Espírito Santo para realizar o Pint de forma conjunta. Em 2021, com o apoio financeiro do Campus Nilópolis do IFRJ através de um edital de eventos de extensão, a cidade finalmente estreia como anfitriã. Nilópolis trará três dias dedicados à temática “Regeneração Ambiental”. Partindo dos problemas da cidade, um rodízio de cientistas trocará ideias e pensará caminhos possíveis junto com o público presente.

No dia 17/05 acontecerá a live “Prato do dia: Nilópolis com afeto e ciências”. André Santos da Rocha, professor de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e morador de Mesquita; e Rennan Cantuária, morador de Nilópolis, sociólogo e diretor do documentário “Nilópolis ocupa a Universidade - A experiência acadêmica nilopolitana” se encontram no Pint Nilópolis para conversar sobre o que é ser universitário, cientista e cidadão na Baixada, tendo o documentário como pano de fundo.

No dia 18/05 é a vez do “Rodízio de cientistas: O problema ambiental também é meu?”, que parte da ideia de que a humanidade já colocou o meio ambiente em seu limite e que, de acordo com muitos ambientalistas, as ciências e as tecnologias não dão conta de uma solução sozinhas, mas são a base para pensar mudanças de hábitos e ações em prol da regeneração do planeta.

Para este rodízio, o evento contará com a presença de Alexandre de Oliveira Pimentel (Geografia - Produção Cultural - IFRJ), Alexandre Maia do Bomfim (Trabalho e Educação e Educação Ambiental - IFRJ), Ana Paula da Silva (Ecologia e Recursos Naturais - IFRJ), Edimar Carvalho Machado (Geoquímica - IFRJ), João José Leal (Ecologia de Ecossistemas - IFRJ) e Karla Gomes de Alencar Pinto (Química e Meio Ambiente - IFRJ).

O terceiro e último dia do evento, 19/05, busca uma conversa franca sobre caminhos a trilhar. No rodízio “Regeneração Ambiental”, ao pensar que todos estão ligados e qualquer ação reflete na vida de outras espécies e do próprio planeta, a programação propõe que os presentes pensem e ajam em rede, em conjunto. Em um bate-papo entre amigos, cientistas de diversas áreas trocam ideias e pensam em soluções.

Para este último rodízio, o evento terá a presença de Carlos Leandro de Oliveira Cordeiro (Ecologia e Meio ambiente - ISS), Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco (Ciência e Tecnologia de Polímeros - UFRJ), Luiggia Girardi (Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos - IFRJ), Marcia Angelica Neves (Ciência e Tecnologia de Polímeros - IFRJ), Marco Aurélio Passos Louzada (Avaliação de Impacto Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas - IFRJ) e Mariana Petri (Agroecologia e Educação Ambiental - IFES).

Nos dias 18/05 e 19/05 o rodízio de cientistas funcionará de uma forma diferente: Será realizada, inicialmente, uma live aberta cujo link será obtido através da inscrição. Depois haverá salas exclusivas para continuar o bate-papo somente com os 30 primeiros inscritos de cada dia. Para mais informações e inscrições, acesse aqui. As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 13/05/2021.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Colaboração: Andressa Menezes de Souza