Logo IFRJ

NITec realiza “Um dia de Empreendedorismo”

Alunos do campus Volta Redonda participaram, no dia 07 de maio, do evento “Um dia de Empreendedorismo”. Este foi o primeiro evento a ser promovido pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia do campus Volta Redonda (NITec), fundado no final do ano passado e que neste ano deu início as suas atividades.

Durante a palestra ministrada pelo empreendedor Paulo Santos, foram apresentadas aos alunos dicas e táticas para se tornar um bom empreendedor e conquistar o mercado de trabalho. Os alunos e servidores que participaram da palestra puderam conhecer um pouco mais sobre as Startups e como elas funcionam.

Os alunos puderam participar, ainda, de uma dinâmica na qual eles teriam que colocar em prática suas ideias e propostas para uma empresa através de uma apresentação gráfica e um pitch (apresentação de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte pelo seu negócio. Assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas), utilizando o conhecimento e as dicas de estratégias adquiridos na palestra.

Os quatro grupos formados foram avaliados por uma banca e o grupo com maior destaque recebeu um domínio para inserir o site da empresa que será desenvolvida, ganhando também um curso de empreendedorismo em Barra Mansa. A proposta do grupo vencedor foi voltada para um bazar intitulado “Made in Usado”. 

Segundo a professora Nilmara Guimarães, responsável pelo núcleo, a palestra teve como foco despertar o interesse nos alunos acerca do empreendedorismo. “A palestra serviu para mostrar aos alunos as novas possibilidades de aplicação do conhecimento adquirido na área técnica ou nas linhas de ensino desenvolvidas pelo campus, em novos produtos e serviços, no qual o aluno trata uma inovação na solução de problemáticas”, comentou.

Para a professora, a ideia do empreendedorismo foge dos padrões de que o aluno, após se formar, necessita de um emprego formal em uma indústria ou em uma escola. “Para se tornar um bom empreendedor é necessário exercer sua profissão com sabedoria e com responsabilidade. Como o núcleo desenvolve atividades voltadas para tecnologia e inovação, uma das vertentes é a possibilidade futura de desenvolvimento de empresa júnior em nosso campus e startups”, acrescentou Nilmara.

Colaboração: Daniela Romanelli

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS