Campus Nilópolis participa da XI JIT e do VI Fórum ITE
Professora Albertina da Silva (dir.) e alunos do campus Nilópolis
Professores e alunos do campus Nilópolis participaram da XI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIT) e do VI Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação (ITE) do IFRJ. O encontro aconteceu nos dias 07 e 08 de junho, no campus Rio de Janeiro, e contou com eventos culturais, mesas-redondas, palestras, minicursos, comunicações orais e apresentação de trabalhos.
Cerca de 60 alunos representaram o campus nas apresentações em pôsteres e nas comunicações orais. Segundo o professor Filipe Mesquita, coordenador de Pesquisa e Inovação do IFRJ Nilópolis, o evento é uma complementação pedagógica para a formação dos discentes. “Aqui eles têm contato com colegas de outros campi, além da oportunidade de praticarem as apresentações orais. Essa experiência que levam é muito relevante para a formação deles”, enfatizou.
Viviane Rodrigues e Rebeca Matos, alunas do 8º e 4º período, respectivamente, do Bacharelado em Produção Cultural, apresentaram, na sessão de comunicações orais, a pesquisa “Precisamos falar com elas e sobre elas: uma análise discursiva de personagens femininas em três filmes de Pedro Almodóvar”. As discentes avaliaram a JIT como uma maneira dos alunos adentrarem no meio das pesquisas e produzirem academicamente. “Esse evento é importante para mostrar um outro caminho além do campo de trabalho mais prático de cada curso”, explicou Viviane.
Já Rebeca acredita que o compartilhamento de conhecimento também é um dos fatores que tornam os eventos de iniciação científica tão significativos para os alunos do IFRJ. “É bem interessante poder passar a nossa visão e apresentar o Pedro Almodóvar, que apesar de ser um grande cineasta, quase ninguém conhece tão a fundo, como estamos conhecendo agora”, afirmou.
Os docentes também tiveram participação ativa durante a XI JIT. João Guerreiro, coordenador do Bacharelado em Produção Cultural, apresentou o trabalho “Baixada Fluminense: cultura, território e resistência”. Para o professor, a atuação dos alunos é uma oportunidade de se informarem sobre a produção nas áreas de extensão e pesquisa, além de conhecerem os estudos de outros campi. “Uma Instituição Federal de qualidade deve juntar ensino, pesquisa e extensão. Para eles é uma oportunidade ímpar de conhecerem a produção do IFRJ como um todo”, finalizou o docente.