Professores do campus Arraial do Cabo criam jogo para estimular aprendizado em exatas

Professores explicando para os alunos como o jogo funciona

Os professores agradeceram pelo sucesso da atividade

e a colaboração dos alunos

Os alunos do curso integrado de Informática pertencentes às turmas de primeiro período do campus Arraial do Cabo tiveram uma experiência diferente de aprendizado no último dia 06 de outubro: a Trilha das Exatas. Este foi o nome do jogo criado pelos professores Fabio Contrera, Cassiana Hygino e Eros Amaral, com auxílio do estagiário de Licenciatura em Física pelo IFF campus Cabo Frio, Mateus Macieira.

O jogo funcionou da seguinte forma: foi colocado um tabuleiro sobre o mapa da cidade de Arraial do Cabo. Nele estavam sinalizados alguns pontos conhecidos do município, como a antiga indústria de fabricação de barrilha, a Álcalis, e as praias do Forno e dos Anjos, além do próprio campus do IFRJ. Ao jogar os dados e se deparar com algum destes pontos no tabuleiro, o grupo de alunos respondia a uma questão temática do local, referente a uma das três disciplinas. Ao todo, eram seis pontos, distribuindo, desta forma, duas questões por disciplina.

O aluno poderia também, ao lançar os dados, ser "transportado" até o ponto da Ilha do Farol, onde deveria retirar uma carta e responder a uma questão rápida de uma das disciplinas.

Os professores idealizadores consideraram o projeto um sucesso, uma vez que puderam trabalhar a interdisciplinaridade com a temática das ciências exatas, contextualizando situações hipotéticas em locais conhecidos pelos alunos, além de promoverem a cooperação do trabalho em equipe e a integração entre os mesmos através da competição saudável existente neste tipo de jogo.

Os professores agradeceram às turmas do 1º e 2º período pela contribuição ao idealizar o jogo temático, como também para as atuais turmas de primeiro período pelo seu comprometimento e empenho na realização da tarefa. Além desses, eles disseram ser gratos ao aluno Davi Elias Nunes e Silva, pela ajuda com o trabalho gráfico de idealização e produção do tabuleiro.