Equipe Jaguar conquista vaga para o mundial do Japão

Integrantes da Equipe Jaguar posam para foto com bandeiras do grupo e do IFRJ

A Equipe Jaguar do IFRJ representou o instituto em três categorias diferentes

Mais uma vez, a Equipe Jaguar participou com sucesso da Competição Brasileira de Robótica (CBR) que, neste ano, ocorreu concomitante à Competição Latino Americana de Robótica (Latin American Robotics Competition - LARC), entre os dias 8 e 12 de outubro, em Recife, Pernambuco.

A CBR ocorre anualmente, com categorias intituladas “robótica inteligente”. São separações que preconizam robôs autônomos, que dispõem de certa inteligência, necessária para a categoria. Os robôs não são radiocontrolados, eles podem se comunicar e, em algumas categorias, devem interagir com humanos, não de forma controlada, mas respondendo a estímulos. Trata-se de uma competição de nível nacional que classifica equipes para a competição mundial, a RoboCup.

A Equipe Jaguar representou o IFRJ em três categorias. A RoboCup Junior OnStage Secondary é a mais antiga competição de dança de robôs, destina-se exclusivamente ao nível médio e teve seu nome e suas regras alteradas a partir da RoboCup deste ano, visando uma evolução na própria categoria e nas equipes competidoras. Nela, mais uma vez, a Equipe Jaguar foi campeã latino-americana, comemorando assim, sua quarta vitória consecutiva. Desde 2013, primeiro ano de competição da equipe, sempre estiveram na primeira colocação.

Outra categoria foi a RoboCup FESTO Logistics, aberta a equipes de nível médio e superior e trata de logística industrial, onde todas as equipes competem com o mesmo robô, o “Robotino”, da empresa alemã “Festo”. O desafio é programar o boneco para executar as atividades que são dispostas em três módulos. As tarefas consistem em reconhecimento de discos coloridos; as quais podem representar materiais em um estoque por exemplo, e o transporte correto dos discos para seus locais definidos, como as áreas de um armazém. A equipe Jaguar foi campeã nesta categoria em 2014 mas ficou em 6º lugar neste ano. Segundo o professor Wallace Reis, diretor de Administração do IFRJ campus Volta Redonda e membro da equipe Jaguar, este foi o primeiro ano que o grupo competiu com outros institutos federais, sendo esse um motivo de orgulho para eles.

O time de ‘NAOs’ é o protagonista da terceira categoria, a RoboCup Standard Platform League (SPL) Soccer — Futebol Humanoide com os robôs ‘NÃO’. A equipe competiu pela primeira vez em 2015, ficando em segundo lugar na liga SPL e em primeiro na liga combinada. Esta última reúne duas categorias diferentes de futebol de robôs: a SPL e a Humanoid Kid Size, para que se tenha um maior número de jogos e para que mais equipes competidoras sejam chamadas. Este ano, a equipe Jaguar conquistou o segundo lugar na categoria SPL, competindo apenas contra universidades, como FEI, UnB, UFSM, ITA.

Além disso, a equipe Jaguar Baby — “afilhada” da equipe Jaguar —, pertencente à E.M. Rubens Machado, do bairro Vale Verde, em Volta Redonda, foi também campeã na categoria RoboCup Junior OnStage Primary, a mesma categoria de dança, mas para alunos do ensino fundamental.

O grupo saiu de Volta Redonda no dia 6 para ter tempo hábil de montar todos os robôs para a competição. Durante o torneio, servidores e alunos membros da equipe estiveram alojados no Colégio Santa Emília, em Olinda.

O professor Wallace agradece o apoio e a receptividade de todos. “Obrigado aos amigos da equipe Positrônics, a todos que confiam no nosso trabalho, principalmente, no trabalho dos alunos, e que nos ajudaram direta ou indiretamente nesta conquista. A equipe Jaguar retornou no dia 13 com mais dois troféus na mala e a vaga para o mundial de Nagoia, no Japão, em 2017, na categoria OnStage.