Campus Pinheiral e CTUR realizam parceria em projetos de pesquisas

Alunos durante aula do curso de dessossa

Estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e em Agroindústria participaram do mini curso “Método prático de desossa de coelho”, realizado no dia 09 de maio, no laboratório de Agroindústria da unidade. A prática foi ministrada por estudantes do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). De acordo com a professora do campus Pinheiral e uma das responsáveis pela ação, Julia Oliveira Barros, a atividade teve o objetivo de ensinar a desossa de coelho para obtenção de carne, que será utilizada na fabricação de nuggets.

A atividade é parte do projeto de pesquisa do campus Pinheiral e CTUR “Desenvolvimento e caracterização de nuggets de carne de coelho”, vinculado ao Programa Institucional de Incentivo à Inovação e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017-2018. E, também do projeto “Elaboração e avaliação tecnológica de nuggets de carne de coelho”, que está inserido no Programa Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Os projetos foram idealizados pela professora Élida da Conceição Jorge, que se encontra afastada por motivo de saúde e, por esta razão, estão sendo conduzidos pelas professoras Dayse Oliveira e Julia Barros.

Após à desossa, as carnes darão origem aos nuggets para posteriores análises físico químicas, microbiológicas e sensorial. A professora Julia explicou que, apesar de ser uma carne de elevado valor nutricional e de alta digestibilidade, “o consumo anual da carne de coelho comparado às outras carnes é considerado insignificante”.  A professora Dayse, também responsável pelas pesquisas, explicou que o objetivo dos estudos é “desenvolver diferentes formulações de um produto reestruturado e empanado tipo nuggets de carne de coelho”. Para tal objetivo, os estudos farão testes com temperos de naturezas distintas (frescos, desidratados e mix industrializado).

As pesquisas estão sendo realizadas em parceria com o CTUR. Além de outras atividades conjuntas, a cooperação estabeleceu que os animais fossem criados no campus Pinheiral e o abate realizado pelo CTUR. Nesta parceria, destaca-se o papel das professoras do colégio, Maria do Socorro Guedes Freitas Durigon e Sonia Maria de Brito Marques Quirino. Para a professora Julia, a parceria com a CTUR se mostra importante. “Estreita os laços com uma outra instituição de peso e permite aos nossos alunos vivenciar uma aula prática em outra escola”, afirmou.

As bolsistas dos projetos e estudantes do curso Técnico em Agroindústria do campus Pinheiral são: Julia Pires Andrade; Nathália de Carvalho Teixeira e Geovanna Duarte Oliveira Rafael. As estudantes, durante as pesquisas, tiveram a oportunidade de conhecer a UFRRJ. Para a professora Julia, tal atividade é um incentivo aos estudantes que alimentam o desejo de ingresso na nessa universidade.