Logo IFRJ

Mostra de Línguas e Culturas em Resende

O campus Resende foi palco da I Mostra de Línguas e Culturas do IFRJ, realizada nos dias 23 de maio e 7 de junho. Coordenada pelas professoras Maiara Alvim, Paula Rosa, Soraya Quadra e Suelen Vasconcelos, a atividade teve o objetivo explorar e festejar a diversidade cultural através da relação entre turismo e aprendizado de línguas, materna e estrangeiras. 

O evento dá continuidade aos trabalhos da Mostra Hispânica, que teve duas edições coordenadas pela professora Fabiana Santos, nos anos de 2016 e 2017, com trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso técnico subsequente em Guia de Turismo.

O tema desta I Mostra foi "Literatura". Os estudantes dos cursos Técnicos de Guia de Turismo, subsequente e integrado ao Ensino Médio, realizaram pesquisas que abordaram desde produções literárias do Sul-fluminense a literaturas realizadas em outras regiões lusófonas, passando também por produções hispânicas e de língua inglesa.

Além da variedade geográfica, as pesquisas foram ricas por alcançarem a heterogeneidade das identidades autorais, abordando assim criações geradas dentro e fora dos cânones literários. O resultado das investigações dos estudantes teve como destaque a apresentação de trabalhos. 

I Mostra de Línguas e Culturas do IFRJ, campus Resende, teve a participação da nova diretora geral, Sílvia Trajano, e recebeu a nobre presença de Claudionor Rosa, poeta e historiador resendense. A atividade também contou com a encenação de uma peça teatral sobre vida e obra de Gabriel García Márquez, escrita e dirigida por alunos do segundo período do curso subsequente. Como encerramento, estudantes do curso integrado ao Ensino Médio protagonizaram, sob orientação da professora de Educação Física, Cássia Cândido, uma apresentação de dança com ritmos latino-americanos. 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS