Educação no exterior

palestra no auditorio do campus Volta Redonda

Consulado Americano visita campus Volta Redonda

Os representantes do Consulado Americano Vanessa Rozier e Fenando Dantas; e Anelise Hofmann, coordenadora nacional da Education USA – fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos – estiveram no auditório do campus Volta Redonda para ministrar uma palestra com o objetivo de divulgar o processo de solicitação de vistos de estudantes e de intercâmbio, além de apresentar programas específicos como o “Summer Work and Travel”. O evento, que aconteceu no dia 19 de junho, reuniu alunos e servidores da instituição que, no final das palestras, puderam tirar todas as suas dúvidas sobre estudar fora do país.

A palestra abordou assuntos como: o processo de admissão de alunos e exames exigidos; custo dos estudos nos Estados Unidos; como conseguir um visto e questões sobre passaportes, assim como as preparações necessárias no período anterior a inscrição. Anelise Hofmann apontou os pré-requisitos básicos para estudar no exterior. Para ela, o mais importante é dominar o idioma. “O desafio é a própria percepção do que é difícil. O aluno precisa vencer a barreira do medo e tentar. Alguns pré-requisitos básicos são: ser determinado, bom aluno, pesquisar muito o curso que deseja, dominar o inglês e ter boas notas. O inglês abre portas sempre”, apontou Anelise.

A coordenadora nacional da Education USA explicou, ainda, que tem o respaldo do governo americano para informar tudo acerca do Ensino Superior, desde o processo de candidatura, como funciona e quais são os passos para se inscrever até fazer a própria seleção das instituições que o aluno deseja, o que ela considera muito importante.

A aluna do 7º período do curso Técnico em Automação Industrial Janine Avellar compartilhou sua experiência como Jovem Embaixadora, programa promovido pela Embaixada dos Estados Unidos. O programa reúne estudantes de escola pública, entre 15 e 18 anos, a fim de conhecerem um pouco da cultura americana e fazer um intercâmbio de três semanas no país. “Invista e comece agora, essa é a dica que eu dou para os jovens interessados. Corra atrás e use as suas habilidades. Em relação à experiência, como aluna, eu pude utilizar todo momento, pessoa e conversa como uma experiência de aprendizado. Assim as coisas acontecem, sua vida muda e sua mente explode de ideias”, pontuou Janine.

A aluna Letícia Tempone, também do 7º período do curso Técnico em Automação Industrial, já pesquisava sobre alguns assuntos que foram abordados na palestra e contou suas impressões sobre tudo o que ouviu. “Achei uma oportunidade maravilhosa, porque são informações as quais muitas pessoas não possuem acesso e muitas delas têm qualificação e perfil, só que não têm essas informações. Nós, do IFRJ, temos perfis para entrar nesses programas, por causa de diversas atividades oferecidas”, disse a estudante.

Para o diretor-geral da unidade, André Isnard, a visita foi uma grande oportunidade para os alunos conhecerem os programas de estudo oferecidos, o passo a passo para conseguir estudar em outro país, aprender uma outra língua e vivenciar uma outra cultura. “A vinda da vice cônsul dos Estados Unidos ao nosso campus foi muito significativa porque a sua apresentação mostrou aos nossos alunos que esse é um sonho possível de ser realizado. O depoimento da nossa aluna Janine, que participou do programa Jovens Embaixadores foi mais uma confirmação disso", concluiu.