Logo IFRJ

Escolhidas as cinco startups que representarão o Sudeste no programa Células Empreendedoras

Primeiros colocados posam para a foto

Startup Aipim ficou em primeiro lugar na maratona

A Agência de Inovação do IFRJ – vinculada a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (ProPPI) –, com o auxílio de uma banca formada por investidores e atores relevantes do ecossistema local e nacional, selecionou na sexta-feira (22/06), as cinco startups vencedoras da “Maratona Células Empreendedoras”: Aipim (1º lugar), Tupi Biotech (2º lugar), SCM Soluções (3º lugar), ECOSUSTEC (4º lugar) e Polimex: Soluções em Bio-Polímeros (5º lugar). Elas venceram o desafio final de inovação (rodada de negócios) e auxiliaram a cidade de Paracambi na busca de soluções para os problemas do município. 

A seleção foi realizada com base em critérios como inovação, impacto, visão do problema, escalabilidade e pitch, com notas que variavam de 0 a 20.

Também participaram da competição as startups Nova Chance Serviços Terceirizados com Ex detentos (6º COLOCADO), Help Me (7º COLOCADO), Project Lab (8º COLOCADO), Ludicotec (9º COLOCADO), You vs You (10º COLOCADO), além da Agrowwell, Aqua2Eco, Eco Tech, Gobba, Lumine, Melhora Amigo, Rede Meu Ilê, Reeducar - Qualidade de vida educacional, Restart e Safe Run.

As cinco equipes foram premiadas com troféus e participarão do Living Lab – programa de pré-aceleração para que suas empresas (ainda em fase de formação) se transformem em negócios de alto impacto – ao lado de mais 25 equipes de cinco estados. A equipe que ficou colocada em primeiro lugar recebeu, ainda, um Tablet com configuração atual do mercado sorteado entre os membros do grupo.

O Living Lab é o conceito associado ao desenvolvimento de cidades inteligentes e humanas, onde Universidade, Governo e Iniciativa privada se unem para a construção/viabilização de soluções reais para os problemas da cidade. O programa de pré-aceleração é composto por cursos, palestras e mentorias online durante dois meses, com mentores de referência nacional em empreendedorismo. Desta etapa sairão os dez melhores projetos/startups do país, que participarão da Conferência de Inovação e Empreendedorismo.

Lucas Ribeiro de Andrade, aluno do curso Técnico em Administração, é integrante da equipe da startup ECOSUSTEC. O discente afirmou que o programa mudou sua visão de mundo, seu pensamento e ampliou seus horizontes. “É, sem dúvidas, um evento que envolve emoção, ansiedade, conhecimento e experiência. Foram quatro dias de muita, mas muita alegria, não queria ir embora. Conheci pessoas maravilhosas, fiz amizades que levarei para o resto da minha vida. Gostei tanto do evento que não quero me distanciar desse projeto, quero ajudar a leva-lo para os quatro cantos do Rio de Janeiro e mudar vida de outros jovens, assim como mudou a minha”, disse.

Sobre as startups vencedoras

Aipim é uma plataforma voltada para que o usuário consiga encontrar alimentos perecíveis nas imediações e, a partir disso, diminuir o prejuízo de tempo, alimentos e dinheiro.

Já Tupi Biotech é um sistema metodológico inovador para erradicar o problema de despejo irregular de esgoto doméstico "in natura", focando principalmente em metodologias biotecnológicas brasileiras, com a formação de patentes. A ambição é solucionar totalmente os problemas relacionados ao despejo irregular de esgoto doméstico no rio dos Macacos das regiões de Paracambi e adjacentes.

Integrantes da Tupi Biotech
Tupi Biotech

SCM Soluções propõe um sistema de controle de estoque que funcione conectando postos, hospitais, Upas, e todas outras formas de se conseguir medicamentos dentro da rede do município alvo. E, tudo isso através de um aplicativo mobile para a pessoa controladora do estoque operar, ou através da versão PC.

Integrantes da SCM Soluções
SCM Soluções

Existem empresas brasileiras que já trabalham com a reciclagem do lixo eletrônico, mas elas só vão até a etapa de separação e trituração. A ECOSUSTEC continua do ponto em que elas param, oferecendo informação (palestras, vídeos e textos informativos), reciclagem e/ou restauração de máquinas, que serão oferecidas com um preço bem menor que o de consumo.

Integrantes da EcoSusTec
ECOSUSTEC

Já Polimex: Soluções em Bio-Polímeros visa resolver o problema da poluição por plásticos com a produção de polímeros utilizando fontes de matéria prima 100% renováveis para substituição dos plásticos tradicionais produzidos a partir de combustíveis fósseis, através de uma planta química versátil com produção adaptada a demanda específica de cada cliente.


POLIMEX

Confira aqui os integrantes de cada startup.

Retrospectiva Células Empreendedoras

O projeto Células Empreendedoras teve início na segunda-feira (18/06), quando foi realizada a etapa de formação dos 40 professores e técnicos administrativos para atuarem como Educadores Empreendedores (multiplicadores). A iniciativa é uma parceria entre seis Institutos Federais e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com o objetivo de evidenciar o empreendedorismo na educação profissional e tecnológica.

Servidores da maioria dos campi do IFRJ e alguns do Instituto Federal Fluminense (IFF) e IF Sudeste de Minas Gerais (Juiz de Fora) participaram da etapa. A programação foi composta por workshops voltados a formar os professores em técnicas de inovação na educação e empreendedorismo de alto impacto. Foram 187 inscritos, dos quais 143 alunos e 35 servidores mentores.

Já na Maratona Células, durante quatro dias, alunos empreendedores puderam desfrutar de capacitações, painéis, cases e palestras, além de práticas empreendedoras em forma de gamificações, vivências, pesquisas de validação fora da instituição e mentorias presenciais a tarde. A maratona foi composta de quatro fases.

Na terça-feira, dia 19/06, após o solenidade de abertura presidida pelo reitor Rafael Almada, ocorreu o “Observatório”, fase de reflexões e práticas de autoconhecimento, além de discussão dos problemas locais da cidade (observatório da cidade). Na quarta-feira, dia 20/06, ocorreu a “Ideação”, com o objetivo de despertar a criatividade para gerar boas ideias. A quinta-feira, dia 21/06, foi inteiramente dedicada à “Inovação”, visando transformar boas ideias em negócios. Por fim, na sexta-feira, dia 22/06, ocorreu a “Expansão”, fase dedicada a ensinar como atrair recursos, parceiros e investidores.


Reitor Rafael Almada fala durante abertura do evento

 

O professor Fernando de Oliveira Bezerra, do campus Realengo do IFRJ, afirmou que participar da maratona foi uma experiência muito gratificante e valiosa. “Me deu a oportunidade de me questionar sobre as minhas práticas pedagógicas, deixar minha zona de conforto e me colocar de frente com algo que está acontecendo ao nosso redor e que às vezes nem percebemos, dada a sua rapidez, que é a revolução intelectual que se expressa através da Inovação Tecnológica e do Empreendedorismo”, destacou.

Já Fernando Gameleira, sócio da Commutare Consultoria Empresarial, foi um dos palestrantes e participante da banca avaliadora da maratona. Há 20 anos ele trabalha capacitando empreendedores até mesmo fora do Brasil. Fernando contou que sua experiência, inclusive com startups, lhe permite afirmar que o programa Células Empreendedoras surpreende pela criatividade, consistência e capacidade de empoderamento de jovens que precisam apenas de um estímulo estruturado para demonstrar o quanto são capazes de identificar oportunidades e criar negócios inovadores. “Esse modelo de parceria entre o poder público local e o IFRJ é a chama que o nosso país precisa para inflamar essa juventude, mudar suas vidas e transformar a realidade de uma cidade. Espero que a maratona seja tão somente o despertar de uma grande onda disruptiva e transformadora. Para mim, foi um prazer colaborar com essa iniciativa e parabenizo a todas as partes envolvidas”, concluiu.

O programa, que já passou pelos IFs de Goiás (IFG) e Rio de Janeiro (IFRJ), agora segue para IFPB, IFRO, IFPR e IFPE.

 

*Imagens cedidas por Danielle Bezerra e Fernando Gameleira.

 

Dados coletados entre 123 pessoas participantes do evento.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS