Um novo olhar para o Meio Ambiente

O campus Rio de Janeiro recebeu o deputado estadual Carlos Minc para ministrar a palestra “Tecnologias Limpas e Gestão Ambiental”. O evento, que aconteceu no dia 20 de junho, teve início às 11h no auditório da unidade.

O professor e ambientalista trouxe para o público a 22ª cartilha "Cumpra-se!" – publicação produzida anualmente que informa a existência das leis e mostra como o cidadão deve proceder para que direitos sejam garantidos – e falou sobre sua importância. Além disso, Minc também dialogou sobre questões que envolvem a gestão ambiental e respondeu à plateia no final da palestra.

Segundo Carlos Minc, o objetivo da cartilha é fazer com que as pessoas conheçam as leis para que elas possam ser cumpridas. A cartilha deste ano contém leis marcadas nas cores verde, amarelo e vermelho; as que estão em verde, são leis que estão efetivamente em prática, ou seja, sendo cumpridas; em amarelo, são aquelas que funcionam em alguns ambientes, mas nem todos cumprem, e em vermelho, apontam as que estão assentes, porém não são cumpridas.

Para a professora de Bioquímica do campus e organizadora do evento, Leila Pontes, estar ligado às causas que protegem o meio ambiente e os seus seres é mandatório para todas as sociedades. “O nosso planeta é sensível às agressões impostas pelo homem, e reage com a mesma força e intensidade aos danos sofridos. Se não criarmos desde cedo uma cultura de proteção ao nosso planeta, sabemos que há grandes chances de contribuir com a sua extinção. Isso não é uma tendência, nem muito uma causa local, é uma filosofia global”, disse.

De acordo com Minc, o meio ambiente não se resume apenas à fauna e à flora, por exemplo. O ambientalista utilizou o termo “ecologia do trabalho” para definir algumas práticas que agridem menos o meio ambiente e também a saúde do trabalhador. Ele ainda colocou em voga a dificuldade de tratar essa tecnologia limpa e fomentou sua importância.

Segundo a professora Leila, Carlos Minc sempre esteve presente nos piores e melhores momentos do IFRJ; ajudou a evitar o fechamento do CEFETEQ - unidade Maracanã (atual IFRJ - campus Rio de Janeiro) e sempre proferiu palestras nas Semanas da Química, contribuindo para as causas humanitárias e do meio ambiente.

Leila revelou que o convite para o seu retorno já foi feito e que será um enorme prazer recebê-lo para proferir suas inspiradoras palestras-aulas. Ela também ressaltou que um dos seus assessores é um ex-aluno da instituição, o que aumenta os elos e as afinidades. “Espero, realmente, que onde nossos alunos estiverem exercendo suas atividades profissionais no futuro, associem a estas atividades o cuidado e preocupação com o meio ambiente e seus habitantes. Há muito o que fazer para um mundo melhor”, concluiu ela.

As leis citadas na palestra foram: Lei 197/92 que dita o fim da silicose, ajudando a prevenir doenças como câncer; Lei 2436/95 que dita a proibição do mercúrio, cujo contaminação pode levar à uma série de problemas de saúde, inclusive ao óbito; Lei 2329/95 que dita a gasolina sem chumbo e as Leis 3579/01 e 4341/04 que obrigam a substituição do cancerígeno amianto em fábricas e comércio.