Palestra sobre Educação Financeira movimenta campus Duque de Caxias

palestrantes posando para foto

O auditório do campus Duque de Caxias recebeu os alunos de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Raphael Mol e Cassiano Amorim, no dia 28 de agosto, para falarem sobre “Educação Financeira”. Os estudantes apresentaram slides sobre o tema e discutiram o mundo da crise financeira com os presentes.

Durante a palestra, os universitários falaram sobre um futuro melhor, através do investimento correto, apresentando dados que comprovam o quanto os pequenos gastos do dia a dia fazem diferença no orçamento final. Com base no tema, explicaram a questão do consumo consciente dos cinco R’s (refletir, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar o que consumir).

Além disso, Raphael e Cassiano mostraram a importância de investir para chegar no “primeiro milhão”, a diferença entre consumo e consumismo e os quatro fatores que levam a este consumo: valores psicológicos, culturais, sociológicos e fisiológicos. Na palestra, também foi abordado como as propagandas influenciam no consumo dos produtos. Segundo eles, a explicação é que a vontade do consumidor em adquirir aumenta com uma boa estratégia de marketing.

A interação com os estudantes demonstrou a importância de palestras dessa temática nas escolas: “Acredito que seja importante esse tipo de palestra nas escolas para criar uma fagulha nos estudantes e, com certeza, para entrarem no mercado financeiro. Os jovens estão muito fora da educação financeira, distantes dessa realidade. O objetivo é levar um pouco da nossa experiência para que eles pensem no futuro. Eu espero que saiam da escola gastando com consciência”, disse Cassiano Amorim.

Já para Raphael Mol, o ponto de destaque é que o jovem precisa investir: “Com essa mentalidade de um adulto consciente, eles vão alcançar os objetivos financeiros e sociais. As pequenas coisas do nosso dia podem se transformar em coisas grandes. A cada um real gasto por dia, ele aumenta o gasto no fim. Nós mostramos na palestra que, ao invés de perder, é melhor investir esse dinheiro, mesmo que seja uma quantia pequena”, afirmou.

Sobre a crise vivida no país, Raphael apontou um dos pensamentos populacionais: “O problema é que quando se fala em crise, nos preocupamos com o individual, mas não pensamos que isso vai influenciar o todo, é muito generalizado. E, por mais que aquilo pareça ruim, tem solução. Nosso objetivo é educar financeiramente”, falou.

Em virtude desse pensamento, Cassiano frisou a importância da palestra para reflexão dos estudantes: “Viver na crise é opcional. Nós apresentamos na palestra diversas maneiras de investimento para que a pessoa entenda que é possível investir e evitar esta situação. Só que nada disso será possível se o aluno não tiver coragem para mudar esse panorama”, concluiu.