Nota de Solidarização ao Museu Nacional

logo do IFRJ, escrita em preto, arte em verde e vermelho
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) vem a público se solidarizar com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e lamentar a tragédia que envolveu um incêndio que destruiu o acervo do Museu Nacional, na noite de 02 de setembro, queimando mais de 200 anos de historia institucional.

O valor da perda das obras e dos acervos bibliográficos, científicos e de materiais arquivísticos milenares é incalculável!

A Comunidade Acadêmica do IFRJ solicita às autoridades que sejam apuradas as causas desta tragédia, considerada a maior tragédia Cultural e Científica do país e que terá impactos na educação e preservação cultural.

O Museu Nacional é uma das principais instituições de custódia nacional que representa a identidade e a memória científica, arqueológica, cultural e histórica do mundo e do Brasil.

Não há dúvida da necessidade de investimentos do Governo Brasileiro na cultura e na educação, visto que nos últimos meses se fortalecia esta necessidade quando a sociedade civil e a comunidade acadêmica da UFRJ já suplicavam por investimentos para melhoria das condições físicas e estruturais da instituição.

O Brasil somente evitará tragédias como esta no momento que a administração pública perceber que os investimentos em educação, ciência, tecnologia e cultura devem ser inseridos na prioridade do desenvolvimento nacional.

Rafael Barreto Almada
Reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ